Mais

Premier League: Liverpool tenta restabelecer a ordem enquanto o Tottenham desespera por pontos

Virgil van Dijk, do Liverpool, contra o Nottingham Forest
Virgil van Dijk, do Liverpool, contra o Nottingham ForestShaun Botterill / Getty Images via AFP
O líder da Premier League, o Liverpool, tem de acabar com a sua recente oscilação para manter os perseguidores à distância neste fim de semana.

O Everton e o Tottenham defrontam-se numa batalha de duas equipas desesperadas, enquanto o avançado em forma do Newcastle, Alexander Isak, pode aproximar-se de um recorde na Premier League.

A AFP Sport analisa três pontos de discussão antes do fim de semana.

Liverpool procura recuperar

Durante boa parte da temporada, o Liverpool parecia pronto para transformar a corrida pelo título numa procissão imponente rumo ao seu primeiro título da Premier League desde 2020. Contudo, o conjunto de Arne Slot finalmente mostrou algumas falhas nas últimas semanas, empatando com Manchester United e Nottingham Forest e perdendo para o Tottenham no jogo da primeira volta da meia-final da Taça da Liga.

Os Reds perderam apenas duas vezes em todas as competições nesta época, mas os rivais do Liverpool esperam que a sua inesperada vulnerabilidade prove que podem ser apanhados.

O segundo classificado Arsenal está quatro pontos atrás do clube de Anfield, que tem um jogo a menos que o clube do norte de Londres.

A deslocação de sábado a Brentford, que na terça-feira empatou a zero com o Manchester City, será mais um teste à capacidade do Liverpool para conquistar o título, com o capitão Virgil van Dijk a pedir calma.

"Dois empates não são muito bons, mas temos outra oportunidade no sábado para nos esforçarmos e conseguirmos uma vitória em Brentford e depois é a vez do próximo", disse Van Dijk.

O topo da Premier League
O topo da Premier LeagueFlashscore

Tottenham na luta contra a despromoção?

Depois de quatro derrotas nos últimos cinco jogos da Premier League, o Tottenham está mais perto da zona de despromoção do que dos quatro primeiros classificados, e a pressão sobre o técnico Ange Postecoglou aumenta.

A derrota de quarta-feira por 2-1 com o Arsenal, rival do norte de Londres, foi o mais recente golpe para Postecoglou, que enfrenta acusações de ingenuidade tática por parte de adeptos frustrados.

O Tottenham está apenas oito pontos acima da zona de despromoção e um desaire contra o Everton, no sábado, faria soar o alarme sobre o seu estatuto na primeira divisão.

"Não estávamos nem perto dos níveis que precisávamos estar", disse Postecoglou: "O facto de termos entrado na primeira parte, num jogo tão importante, e termos sido tão passivos, foi inaceitável. E pagámos um preço por isso."

Os últimos resultados do Tottenham
Os últimos resultados do TottenhamFlashscore

O Everton está igualmente desesperado pelos pontos depois da derrota de quarta-feira por 1-0 em casa do Aston Villa, no primeiro jogo da segunda passagem de David Moyes como treinador. Com o conjunto de Liverpool apenas um ponto acima dos três últimos classificados, Moyes, que substituiu o demitido Sean Dyche, sabe que tem de encontrar uma solução imediata para a seca de golos da equipa.

O Everton só ganhou uma vez nos últimos 12 jogos do campeonato e marcou um golo nos últimos seis jogos da primeira divisão. "Só estou aqui há dois dias e estou quase esgotado a pensar em como podemos marcar mais golos e como podemos arranjar jogadores que o façam", disse Moyes.

Isak de olho no recorde

Alexander Isak não está disposto a relaxar enquanto tenta prolongar a sua incrível fase para levar o Newcastle de volta à Liga dos Campeões. O sueco de 25 anos se tornou o primeiro jogador dos magpies a marcar em oito jogos consecutivos na Premier League ao balançar as redes duas vezes na vitória de 3-0 sobre o Wolves na quarta-feira.

A nona vitória consecutiva do Newcastle em todas as competições levou-o ao quarto lugar, ampliando a sua impressionante ascensão des 12.º lugar em dezembro.

Isak tem alimentado a ascensão do Newcastle com 16 golos em 16 jogos em todas as competições.

O avançado do Leicester, Jamie Vardy, detém o recorde da Premier League, com uma série de golos em 11 jogos consecutivos, e Isak sabe que está muito perto de atingir esse marco.

"O meu objetivo é marcar todos os jogos, por isso não estou a pensar muito no recorde. Mas se eu chegasse perto disso, seria bom, obviamente", disse Isak antes do confronto de sábado com o Bournemouth.

Os números de Isak
Os números de IsakFlashscore