Mais

Premier League: Manchester United cai com o Crystal Palace (0-2), Tottenham vence Brentford (0-2)

Mateta bisou em Old Trafford pelo Crystal Palace
Mateta bisou em Old Trafford pelo Crystal PalaceCarl Recine / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O Manchester United, com Diogo Dalot e Bruno Fernandes a titulares, num onze sem ponta de lança, perdeu este domingo, em pleno Old Trafford, diante do Crystal Palace, por 0-2, num jogo também marcado pela lesão grave de Lisandro Martínez, aos 82 minutos. Já o Tottenham venceu o Brentford, também por 0-2, na 24.ª jornada da Premier League.

Manchester United 0-2 Crystal Palace

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Manchester United começou bem e parecia ansioso por marcar um golo cedo, mas, como tem acontecido muitas vezes esta época, a falta de pontaria foi o problema. Apesar disso, Alejandro Garnacho estava a ser a maior ameaça para os homens de Glasner, com o argentino a entrar pelo flanco esquerdo, mas a ver o seu remate ser soberbamente bloqueado por Chris Richards. Os anfitriões continuaram a atacar com bons períodos de posse de bola e uma rápida jogada coletiva quase resultou na abertura do marcador, mas o remate de Kobbie Mainoo saiu ao lado do poste esquerdo.

A partir daí, o Palace começou a entrar na disputa, colocando os anfitriões em desvantagem, e na primeira abertura real para os Eagles, o cruzamento de Tyrick Mitchell foi cabeceado por Daniel Muñoz, antes de Maxence Lacroix ter um remate curto travado por André Onana. O próprio Mitchell quase marcou o primeiro golo, aproveitando um erro de Lenny Yoro na defesa, mas o remate do lateral foi desviado pela trave.

No segundo tempo, os londrinos chegaram ao golo: Mateta voltou a passar pela defesa do United, desta vez por Harry Maguire, e o seu remate foi desviado por Onana. O United entrou muito melhor no segundo tempo e o seu plano de jogo, que consistia em absorver a pressão e atacar no contra-ataque, parecia ser a forma de passar pelo Palace. Uma jogada rápida pelo meio viu Amad Diallo romper e cortar a bola para Bruno Fernandes, mas a tentativa do capitão do United foi bem defendida por Dean Henderson.

O Palace voltou a entrar no jogo com o passar do tempo, com Muñoz e Mateta a causarem todo o tipo de problemas à defesa dos anfitriões. Este último tem sido o talismã das águias desde que Glasner assumiu o comando, em fevereiro de 2024, e o francês chegou aos 22 golos em 37 jogos desde então, quando rematou para o fundo das redes, depois de uma cabeçada de Lacroix que saiu por cima da trave.

Ruben Amorim colocou em campo Rasmus Højlund e Joshua Zirkzee para tentar dar a volta ao jogo, mas depois de Lisandro Martínez ter sido retirado de maca, no final da partida, as coisas foram de mal a pior, com Mateta a aumentar a vantagem com um remate simples, depois de a bola ter sido colocada de bandeja por Muñoz.

Com este resultado, o treinador português viu ser-lhe negado o primeiro triunfo consecutivo no campeonato desde que assumiu o comando do problemático Manchester. Com a vitória, o Palace ultrapassa o United na tabela classificativa e sobe para o 12.º lugar.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Brentford 0-2 Tottenham

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Micky van de Ven, que voltou a jogar a meio da semana, não participou na convocatória, deixando os Spurs com apenas dois jogadores mais experientes no banco de suplentes. O primeiro foi Richarlison, que voltou a estar em forma, mas não conseguiu esticar-se o suficiente para chegar a uma bola que passou na cara do golo. A partir daí, os visitantes tiveram de suportar um período de pressão do Brentford, com um passe solto de Antonín Kinský levando a uma cabeçada de Yoane Wissa, que passou por cima do travessão. Depois de Kevin Schade ter entrado na área e ter visto um remate à queima-roupa ser bloqueado, Wissa voltou a estar perto de marcar de cabeça, rematando por cima da baliza após um cruzamento de Vitaly Janelt.

Bryan Mbeumo teve espaço para um remate que foi facilmente defendido, mas foi o Tottenham, um pouco contra a corrente do jogo, que desfez o empate aos 29 minutos. Um canto batido por Son Heung-min causou muitos problemas ao Brentford, com Hákon Valdimarsson - a fazer a sua primeira partida como titular - a não conseguir impor a sua autoridade e Janelt a rematar inadvertidamente para a sua própria baliza. Os Bees pressionaram em busca de uma resposta antes do apito, mas as ocasiões claras de golo continuaram escassas.

O Brentford estava a liderar ao intervalo em apenas um dos seus últimos 11 jogos na Premier League, por isso não era uma posição desconhecida para a equipa de Thomas Frank, que começou o segundo período de forma brilhante. O Brentford ainda estava a apelar a um penálti quando esteve a centímetros de empatar, através de Wissa, cujo remate improvisado a partir de um remate de Schade embateu no topo da barra. Os anfitriões foram persistentes na procura do empate, vendo Djed Spence afastar o remate de Fábio Carvalho, pouco antes de uma corrida de Pape Matar Sarr ser apanhada por Son, permitindo ao suplente marcar e selar uma vitória crucial para os Spurs.

Apesar de ter aberto o marcador em sete ocasiões, esta é apenas a segunda vitória no campeonato em 12 jogos para Ange Postecoglou, que vê a sua equipa subir dois lugares para o 14.º, aliviando as preocupações de uma luta contra a despromoção anteriormente impensável. Quanto ao Brentford, o quinto jogo sem vencer no Gtech Community Stadium deixa a equipa em 11.º lugar, com as perspetivas de qualificação para as competições europeias a começarem a desvanecer-se para uma equipa que parece destinada à obscuridade do meio da tabela.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform