Mais

Premier League: Manchester United empata em Ipswich (1-1) na estreia de Amorim

Ruben Amorim em estreia no banco do United
Ruben Amorim em estreia no banco do UnitedDarren Staples / AFP
O Manchester United não foi além de um empate a uma bola na deslocação ao terreno do Iposwich Town (1-1), no encontro da 12.ª jornada da Premier League, que marcou a estreia do treinador português Ruben Amorim no comando técnico dos red devils.

Ipswich Town 1-1 Manchester United

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Os primeiros minutos em Ipswich dificilmente poderiam correr melhor ao Manchester United. Perante a expectativa criada em torno da estreia de Ruben Amorim, que apostou no seu esquema predileto (3-4-3, com nuances de 3-5-2), com o português Dalot como ala esquerdo e Amad Diallo a fazer o mesmo no lado contrário, os red devils entraram a todo o gás.

O relógio assinalava pouco mais de um minuto e uma combinação perfeita entre os homens do conjunto de Manchester resultou no golo de Marcus Rashford, com Bruno Fernandes envolvido na jogada, embora o mérito tenha de ser entregue a Amad Diallo, pelo trabalho feito pelo corredor direito. Identidade Amorim e a expectativa ganhou asas.

A sequência até ao golo de Rashford
A sequência até ao golo de RashfordAFP/Opta by Stats Perform

No entanto, o Manchester United não conseguiu dar sequência à entrada perfeita na partida, muito por incapacidade, sobretudo física, de alguns dos seus jogadores, que foram recuando no terreno perante a boa resposta do Ipswich. Logo aos 11 minutos, valeu Onana a evitar o empate a Sammie Szmodics, naquela que seria a primeira grande defesa do guardião camaronês.

O posicionamento médio dos jogadores do United no primeiro tempo
O posicionamento médio dos jogadores do United no primeiro tempoAFP/Opta by Stats Perform

As dificuldades para segurar bola, para pressionar o adversário e resistir à ousadia do adversário, fez com que o Manchester United passasse por alguns momentos de aperto na reta final do primeiro tempo, que viria a culminar com o golo do empate, da autoria de Hutchinson, aos 43', depois de Onana atrasar esse momento com mais uma defesa monstruosa, desta feita a remate de Leif Davis.

Já no segundo tempo, Amorim fez alguns reajustes na equipa, mas não conseguiu o efeito pretendido, embora Garnacho até tenha estado perto do golo, logo no arranque, uma entrada do United um pouco semelhante ao que tinha feito na primeira parte.

Seguiu-se novo momento de aperto na área dos red devils, com Onana a salvar outra vez a equipa, ao defender um remate de Delap de calcanhar, perante as dificuldades defensivas evidentes de De Ligt e Jonny Evans.

O Manchester United continuou a exibir algumas fragilidades até ao final do encontro e ficou sempre a sensação de que o Ipswich esteve muito mais perto de dar a volta ao resultado do que o United chegar ao triunfo. Prova disso foi o momento de Conor Chaplin, aos 87', em mais um lance de golo negado por Onana.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform

Southampton 2-3 Liverpool

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O português Mateus Fernandes marcou mais uma vez com a camisola do Southampton, mas os saints não resistiram e permitiram a reviravolta ao Liverpool.

Dominik Szoboszlai abriu o marcador a favor do Liverpool, aos 30 minutos, e a tarde parecia um pesadelo para o Southampton quando perdeu Lallana, aos 37', por lesão. No entanto, Adam Armstrong deu vida à formação da casa, através de um golo (42') e de uma assistência para o 2-1, da autoria do médio luso (56').

No entanto, o dia não era dos saints. Mas sim de Salah. O internacional egípcio restabeleceu a igualdade, aos 65', e aproveitou uma grande penalidade a castigar uma mão de Yukinari Sugawara para consumar a cambalhota no marcador.

Embora o egípcio não tenha conseguido completar o seu hat-trick com um remate tardio que acertou no poste, o seu golo de penálti garantiu ao Liverpool a sua quinta vitória consecutiva em todas as competições e a vantagem de oito pontos no topo da tabela da Liga dos Campeões.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform