Premier League: Mikel Arteta afirma que Unai Emery nunca precisa de motivação extra

Mikel Arteta, treinador do Arsenal
Mikel Arteta, treinador do ArsenalAction Images via Reuters / Peter Cziborra

O Aston Villa tornou-se um adversário incómodo para o Arsenal nas últimas temporadas, mas o treinador Mikel Arteta encara a deslocação deste sábado aos Midlands como uma oportunidade e não como um obstáculo, já que a sua equipa procura aumentar a vantagem na luta pelo título da Premier League.

Siga o Aston Villa - Arsenal no Flashscore

O Arsenal perdeu tanto em casa como fora frente ao Aston Villa na época 2023/2024. A derrota por 0-2 no norte de Londres, em abril, foi um duro revés para as aspirações de conquistar o título ao Manchester City, algo que acabaram por não conseguir.

O City terminou essa época no topo, com dois pontos de vantagem, numa corrida decidida apenas na última jornada. Agora, porém, é o Arsenal que lidera e, se vencer o Villa no primeiro jogo de sábado, ficará oito pontos à frente da equipa de Pep Guardiola e nove do próprio Aston Villa, que ocupa o terceiro lugar.

Unai Emery, treinador do Villa, cujo despedimento no Arsenal abriu caminho à chegada de Arteta, levou o clube aos lugares de acesso à Liga dos Campeões. O Aston Villa somou 25 pontos nos últimos 10 jogos da liga, mais do que qualquer outra equipa, depois da vitória por 4-3 na quarta-feira frente ao Brighton.

"Bem, pelo que estão a fazer, pela forma como jogam e vencem estes jogos, é evidente que atravessam um excelente momento, e temos consciência disso", afirmou Arteta aos jornalistas.

"Conhecemos, naturalmente, o treinador e o trabalho incrível que tem realizado ali. Por isso, sabemos o desafio que nos espera amanhã, mas encaramos sempre como uma oportunidade", acrescentou o treinador.

O Aston Villa também empatou 2-2 no estádio do Arsenal a meio da época passada, e sugere-se que Emery fica ainda mais motivado quando defronta o clube que optou por prescindir dos seus serviços.

"Não sei. Se olharmos para a carreira do Unai, o seu nível de motivação e o impacto que teve por onde passou, sempre foi notável", comentou Arteta.

"Essa é uma pergunta para ele. Mas, na minha opinião, nunca precisa de nada adicional. Acho que já é suficientemente bom por si só", acrescentou o técnico do Arsenal.

O Arsenal ampliou a sua série de jogos sem perder em todas as competições para 18 partidas na quarta-feira, depois de vencer por 2-0 em casa o Brentford. No entanto, a equipa sofreu alguns contratempos devido a lesões, já que o defesa Cristhian Mosquera teve de abandonar o jogo devido a um problema no tornozelo, e Declan Rice também não conseguiu terminar a partida, tendo sido substituído nos minutos finais.

Arteta explicou que a lesão de Mosquera é "mais complicada" e que saberá mais na sexta-feira, enquanto foi mais cauteloso em relação a Rice.

"Cada hora será fundamental para perceber a disponibilidade dos jogadores", sublinhou Arteta.

Contudo, há boas notícias relativamente ao defesa William Saliba e ao avançado Leandro Trossard. "Com eles, é uma questão de dias, com certeza", garantiu Arteta.

O treinador espanhol manifestou preocupação com o calendário, uma vez que o Arsenal defronta o Aston Villa menos de 72 horas depois de jogar com o Brentford, embora o Villa esteja na mesma situação.

"A única coisa que posso dizer é que, sempre que for possível ajudar e dar aos jogadores um dia ou algumas horas extra para que possam render ao máximo, deve-se fazê-lo", afirmou.

"É só isso. Estamos prontos para o jogo de amanhã, sem dúvida", garantiu Arteta.