Mais

Premier League: Nottingham Forest sonha com a Liga dos Campeões

Nottingham Forest ainda tem hipóteses de se qualificar para a Liga dos Campeões
Nottingham Forest ainda tem hipóteses de se qualificar para a Liga dos CampeõesRYAN PIERSE / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O sonho histórico do Nottingham Forest de estar na Liga dos Campeões ainda está vivo e bem vivo, enquanto o clube se prepara para um confronto dramático com o Chelsea, enquanto o Liverpool vai finalmente levantar o troféu da Premier League.

A época da primeira divisão inglesa termina este domingo e o Forest e o Chelsea estão entre os cinco clubes que disputam os três lugares que restam entre os cinco primeiros, juntamente com o Manchester City, o Newcastle e o Aston Villa.

O Aston Villa de Unai Emery vai defrontar o Manchester United, cuja derrota na final da Liga Europa, a meio da semana, frente ao Tottenham, veio agravar o seu sofrimento.

A AFP Sport destaca os principais pontos de interesse do dia.

Forest sonha alto

O Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, está a viver uma fase de recuperação notável, mas terminará a época com um grande arrependimento se não conseguir chegar à Liga dos Campeões.

O bicampeão europeu disputou a principal competição continental de clubes pela última vez em 1980/81.

A equipa esteve entre os cinco primeiros durante a maior parte da época, mas perdeu força nas últimas semanas e agora tem de vencer o rival Chelsea e esperar que o Aston Villa ou o Newcastle percam pontos.

Mesmo que não consiga qualificar-se para a Liga dos Campeões, o Forest tem pelo menos o consolo de saber que garantiu um lugar europeu na próxima temporada.

Na época passada, a equipa ficou à beira dos lugares de despromoção, mas recuperou sob o comando de Nuno Espírito Santo, tornando-se a primeira equipa na história da Premier League a duplicar o número de pontos de uma época para a outra.

O treinador do Forest, Nuno Espírito Santo, disse que a sua equipa está a gostar do desafio contra o Chelsea, apesar da intensa pressão.

"Estamos a gostar de nos preparar para um grande jogo, por isso, porque não aproveitar? Toda a gente está a gostar disto aqui", disse.

Momento de glória do Liverpool

Os jogadores do Liverpool terão finalmente a oportunidade de levantar o troféu da Premier League diante dos seus adeptos após o jogo de domingo, contra o Crystal Palace, vencedor da Taça de Inglaterra.

Os campeões conquistaram o seu primeiro título da liga inglesa em 30 anos em 2020, mas foram obrigados a festejar à porta fechada, devido às restrições impostas pela Covid.

Se a reação em Anfield ao triunfo do mês passado - selado com uma vitória por 5-1 sobre o Tottenham - servir de exemplo, a festa de domingo será inesquecível.

Uma incógnita é a forma como os adeptos vão encarar o defesa Trent Alexander-Arnold, que parece estar prestes a mudar-se para o Real Madrid, depois de ter anunciado a sua saída no início do mês.

O jogador da seleção inglesa foi vaiado no empate 2-2 com o Arsenal, na semana passada, e não jogou na derrota por 3-2 com o Brighton.

O treinador dos Reds, Arne Slot, diz que ainda não decidiu qual será o papel de Alexander-Arnold, mas disse que ele "merecia" fazer parte das comemorações.

"Este deve ser um dia que todos vão desfrutar", disse Slot.

"Já se passaram 35 anos, todos estão ansiosos por este momento e acho que demos o exemplo contra o Tottenham", acrescentou.

Pessimismo no Manchester United

É difícil prever qual será o clima em Old Trafford no domingo, quando o Manchester United receber o Aston Villa, um dos cinco candidatos aos lugares de Champions.

O United, que perdeu por 1-0 com o Tottenham na final da Liga Europa, na quarta-feira, está a caminhar para o seu pior resultado no campeonato desde a despromoção em 1974.

Os homens de Ruben Amorim têm estado desesperadamente mal esta temporada, vencendo apenas seis jogos no campeonato desde que o português assumiu o lugar do demitido Erik ten Hag, em novembro.

O Aston Villa venceu apenas duas vezes em Old Trafford na época da Premier League, mas vai para o jogo com um ânimo elevado, sabendo que uma vitória lhes dará uma hipótese de se qualificarem para a Liga dos Campeões da próxima época, dependendo de outros resultados.

Não têm muito a temer contra um Manchester United desarticulado, desdentado e desmotivado, sem nada para jogar.

Siga a última jornada da Premier League no Flashscore