Mais

Premier League: Nuno Espírito Santo lidera o Nottingham Forest (0-2) até ao pódio

Os festejos dos jogadores do Nottingham
Os festejos dos jogadores do NottinghamAFP
Com Jota Silva a sair do banco, o Nottingham Forest somou a terceira vitória consecutiva e subiu ao terceiro lugar de forma provisória. O Newcastle goleou o frágil Ipswich, enquanto o West Ham evitou a derrota com o Brighton.

Brentford 0-2 Nottinhgam Forest

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de perder fora de casa com o Newcastle United nos quartos de final da Taça da Liga, o Brentford regressou ao conforto do Gtech Community Stadium, onde tinha perdido apenas dois pontos nos primeiros oito jogos do campeonato em casa. Mikkel Damsgaard ameaçou começar bem a partida para os anfitriões ao obrigar Matz Sels a entrar em ação nos primeiros cinco minutos. Depois de sobreviver ao susto inicial, o Forest foi entrando aos poucos no primeiro tempo, com Chris Wood, em boa fase, a ser travado por Mark Flekken pouco depois da meia hora de jogo. 

O guarda-redes do Brentford pode até ter se mostrado à altura do cabeceio de Wood, mas não pôde fazer nada para evitar que Ola Aina abrisse o marcador aos 38 minutos. O jogador de 28 anos finalizou de primeira após receber um cruzamento rasteiro do lateral Neco Williams, dando aos visitantes uma vantagem ao intervalo pela primeira vez em um jogo fora de casa na Premier League nesta temporada. Depois de ter levado o ímpeto para o intervalo, o Forest precisou de apenas seis minutos na segunda parte para duplicar a vantagem, após um erro defensivo. Anthony Elanga aproveitou um mau controlo de Keane Lewis-Potter, atravessou a área e criou o ângulo para rematar com precisão para o fundo da baliza. 

Com a invencibilidade do Brentford em casa em risco, Ajer ameaçou marcar um golo pouco depois da hora de jogo, mas viu o seu remate ser travado pelos reflexos rápidos de Sels. Infelizmente para os adeptos da casa, não houve qualquer reação tardia, uma vez que a sólida defesa do Forest acabou por vencer o jogo e garantir a terceira vitória consecutiva. Os visitantes sobem para o terceiro lugar antes do confronto do Arsenal com o Crystal Palace, enquanto o Brentford cai para o 12.º lugar após a sua primeira derrota na Premier League contra o Tricky Trees.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Ipswich 0-4 Newcastle

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois das alegres cenas de uma vitória no último minuto contra o Wolves no último fim de semana, este seria um lembrete sóbrio do tamanho da tarefa à frente de Kieran McKenna em sua batalha para manter o Ipswich na primeira divisão. O jogo começou aos 25 segundos, quando Jacob Murphy correu perfeitamente por trás da defesa na ala direita e, apesar de o seu cruzamento ter sido bloqueado, a bola caiu nos pés de Alexander Isak, que rematou de primeira para o fundo da baliza de Arijanet Muric. Numa primeira parte dominante para os visitantes, Murphy foi uma luz brilhante e, a meio da primeira parte, o seu excelente passe diagonal deixou Isak no mano a mano com Muric, mas o sueco rematou diretamente para o guarda-redes.

Com a chuva a cair em Portman Road, a equipa da casa não tardou a ser arrastada pela pressão do Newcastle. Aos 30 minutos, Anthony Gordon driblou a defesa do Ipswich sem ser incomodado e encontrou Murphy, que chutou a bola para dobrar a vantagem do conjunto visitante. No aniversário de três anos de McKenna no comando do Ipswich, o técnico de 38 anos teve de assistir a um duro golpe, já que a sua equipa presenteou os adversários com o terceiro golo no final do jogo. Sem perigo aparente, Muric passou para Jens Cajuste, que foi imediatamente despistado por Bruno Guimarães, permitindo que Isak recuperasse a bola e rematasse de forma simples, a seis metros de Muric.

A situação só podia piorar para a equipa da casa, que continuou a ser dominada no início da segunda parte. Guimarães falhou por pouco a finalização de uma jogada de golo, com o brasileiro a chegar ao fundo de um cruzamento de Gordon, mas o cabeceamento saiu por cima do poste. Três minutos mais tarde, Isak faria o seu terceiro golo - o seu primeiro hat-trick com a camisola dos Magpies -, mais uma vez a partir de uma assistência de Murphy, já que o antigo jogador do Norwich parecia sem opções quando estava rodeado por cinco defesas do Ipswich, mas um ambicioso toque de calcanhar encontrou o seu colega de equipa e deixou Isak a marcar o quarto golo do jogo.

Com uma vantagem tão confortável diante de um adversário já desanimado, Eddie Howe aproveitou a valiosa oportunidade para descansar jogadores importantes antes da agenda cheia de 10 jogos nas próximas seis semanas. Enquanto isso, os anfitriões tropeçaram no final de uma atuação dececionante e agora voltarão suas atenções para jogos difíceis contra Arsenal e Chelsea no período de Natal.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

West Ham 1-1 Brighton

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A equipa de Julen Lopetegui tem tido dificuldades em manter a consistência em casa na Premier League (três vitórias, um empate e quatro derrotas), mas um Brighton sem vitórias em quatro jogos (duas igualdades e dois desaires) era talvez o adversário ideal para ganhar algum ímpeto. Os Hammers começaram de forma positiva, com Jarrod Bowen a rematar rasteiro a Bart Verbruggen de um ângulo apertado, com uma série de cantos logo a seguir a ameaçarem o empate para os anfitriões. Do outro lado, o Brighton raramente incomodou Łukasz Fabiański no primeiro período, mas o veterano guarda-redes teve de estar alerta para afastar o remate à queima-roupa de Kaoru Mitoma a meio da primeira parte. Ao intervalo, apesar do esforço ofensivo de Bowen, a partida permanecia empatada, com o avançado do West Ham a estar novamente perto do golo quando o seu remate desviou na cara do guarda-redes.

Pouco depois do recomeço, os visitantes passaram para a frente quando Fabiański avaliou mal um soco sob pressão de Lewis Dunk, permitindo que Mats Wieffer guiasse um remate para o fundo das redes - o primeiro golo no futebol inglês. Com quase uma hora de jogo, as coisas não tinham corrido como planeado para Niclas Füllkrug na sua primeira estreia na Premier League, mas a sua saída abriu caminho para um renascimento do West Ham, com Crysencio Summerville a completar uma frente de três jogadores eléctrica. Momentos depois dessa mudança, o agora central Bowen avançou em direção à baliza antes de ver o seu remate ser empurrado para o caminho de um agradecido Mohammed Kudus, que acenou para o golo do empate com facilidade.

O tento levantou as bancadas no Estádio de Londres, e a contenda ficou aberta até a última meia hora. Os Seagulls quase retomaram a liderança graças a Yankuba Minteh, cuja bola foi desviada na trave por Mitoma. A equipa de Fabian Hürzeler tinha sofrido cinco golos após os 75 minutos nas últimas três jornadas fora de casa, e teve de agradecer a Verbruggen por ter afastado Edson Álvarez depois de uma confusão na área no final da partida.

O Brighton não conseguiu vencer nenhuma das suas últimas 11 deslocações a Londres (cinco empates e seis derrotas), mas o empate mantém a equipa em nono lugar na tabela, a apenas dois pontos do sexto classificado Manchester City. Quanto ao West Ham, o 14.º lugar na classificação está longe de ser o ideal, mas uma tabela congestionada significa que eles estão a apenas sete pontos de uma vaga na Europa.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform