Com um empate em Anfield, os comandados de Arne Slot ficarão 13 pontos à frente do Arsenal, faltando apenas quatro rodadas para o fim do campeonato.
O Chelsea e o Newcastle têm a oportunidade de se classificarem para a Liga dos Campeões, enquanto Manchester City, Nottingham Forest e Aston Villa disputam as meias-finais da Taça de Inglaterra.
Na parte de baixo da tabela, o Ipswich pode ter o destino traçado.
A AFP Sport analisa três pontos de discussão antes do fim de semana:
Liverpool à beira da festa
É difícil imaginar que o Tottenham atrase a festa do título do Liverpool em Anfield. Depois do empate em casa do Arsenal contra o Crystal Palace no meio da semana, os comandados de Arne Slot só precisam de um empate para se igualarem ao rival Manchester United com 20 títulos ingleses.
O Tottenham, em má fase, é o 16.º na tabela de classificação e tem um péssimo histórico em Anfield, onde não vence desde 2011. O Liverpool venceu o jogo da primeira volta desta época por 6-3 e ganhou por 4-1 no agregado nas duas meias-finais da Taça da Liga.
O capitão Virgil van Dijk disse que tinha sido uma "época extraordinária", mas que ainda havia trabalho a fazer depois do 1-0 do Liverpool ao Leicester na semana passada.
"Agora temos a oportunidade de terminar a época no fim de semana contra um Tottenham Hotspur muito bom, na minha opinião", afirmou: "Já jogámos três vezes contra eles esta época e todos os jogos foram muito intensos. Estar nesta posição agora é uma boa posição, mas ainda não chegámos lá. Todos nós temos de perceber isso e vamos perceber. Vamos certificar-nos disso. É uma boa semana de preparação e depois temos de estar prontos."

Disputa pela Liga dos Campeões
Apenas quatro pontos separam o Manchester City, terceiro, do Aston Villa, sétimo, na corrida por uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada.
Pela primeira vez, os cinco primeiros da Premier League vão apurar-separa a principal competição de clubes da Europa, devido ao bom desempenho nas competições continentais.
O Liverpool já tem vaga garantida e o Arsenal, 10 pontos à frente do Chelsea em sexto, está praticamente classificado, deixando três vagas em aberto.
Esta semana, o City ganhou no último minuto sobre o Villa, depois de o Nottingham Forest, atual quarto classificado, ter vencido o Tottenham na segunda-feira.
O Villa defronta o Crystal Palace nas meias-finais da Taça de Inglaterra, no sábado, e o Forest enfrenta o City no dia seguinte, em Wembley.
Isto significa que o Newcastle, que poderá ter Eddie Howe de volta ao comando técnico depois de uma pneumonia, ultrapassará o City se vencer o modesto Ipswich. O Chelsea precisa de vencer o Everton em casa e tem pela frente uma série de jogos difíceis contra Liverpool, Newcastle, Manchester United e Forest.

Southampton joga pelo orgulho e o Ipswich pela esperança
Com o empate em 1 a 1 com o West Ham na semana passada, o Southampton igualou o recorde de 11 pontos do Derby na temporada 2007/08, faltando cinco jogos para superar o total dos Rams. Mas isso não será muito reconfortante depois de uma temporada miserável para o Saints, que foi despromovido no início do mês.
O Leicester já está despromovido e o Ipswich parece certo de segui-lo, a não ser que aconteça um milagre - um empate do West Ham em Brighton no sábado selaria o seu destino.
Seria a segunda época consecutiva em que os três clubes promovidos seriam relegados diretamente para a Championship. Antes da época 2023/24, a última vez que tal tinha acontecido foi em 1997/98.
Tudo indica que o fosso entre os dois primeiros escalões do futebol inglês está a aumentar à medida que a época se aproxima do fim.
