Siga as incidências da partida
Ambos os clubes levaram a melhor em várias ocasiões nos últimos cinco anos, mas o City teve mais sucesso na era da Premier League, conquistando quatro títulos contra um do Liverpool.
No entanto, a equipa de Pep Guardiola tem estado numa situação difícil no último mês e não vence há seis jogos, enquanto os Reds de Arne Slot têm vindo a melhorar cada vez mais, tendo perdido apenas uma vez em toda a temporada.
O confronto de domingo promete ser mais um espetáculo com muito em jogo para ambos os lados - mas o que a história recente nos diz sobre os encontros anteriores entre os dois gigantes?

É um bom presságio para o Liverpool, já que a equipa de Guardiola só ganhou uma vez em Anfield desde 2019, embora os Reds também só tenham conseguido duas vitórias nesse período.
O Flashscore analisou o histórico de confrontos diretos entre Liverpool e Manchester City nos últimos cinco anos:
Liverpool 3-1 Manchester City, 10/11/2019
A partir da temporada 2019/20, o Liverpool de Jurgen Klopp estava gradualmente a transformar-se numa potência com vários jogadores famosos que compõem o que agora é uma equipe icónica em Merseyside, incluindo Mohamed Salah e Sadio Mane.
Ambos os extremos marcaram numa vitória por 3-1 em novembro de 2019, quando a equipa de Klopp estabeleceu um marco para a época seguinte - uma campanha que viria a vencer com 99 pontos.
Manchester City 4-0 Liverpool, 02/07/2020
À primeira vista, parece estranho que as duas equipas se tenham defrontado num jogo do campeonato em julho, mas 2020 foi uma época completamente estranha devido à pandemia de covid-19, que causou uma grande perturbação nos eventos desportivos.
O Liverpool já tinha mais ou menos ganho o campeonato muito antes de qualquer confinamento, mas deparou-se com um obstáculo quando o futebol regressou sem adeptos - com destaque para uma goleada de 4-0 no Etihad.
Kevin De Bruyne e Phil Foden estiveram entre os autores dos golos desse dia, num resultado que surpreendeu muitos, mas que acabou por não ter qualquer impacto na corrida ao título.
Manchester City 1-1 Liverpool, 08/11/2020
Passados alguns meses, os dois clubes voltaram a encontrar-se num outro jogo em novembro, no início da temporada de 2020/21.
O City tinha tido dificuldades no início da época, com três vitórias nos primeiros seis jogos, incluindo uma derrota por 5-2 em casa contra o Leicester.
Depois de terem conseguido o primeiro título da Premier League, os Reds começaram a época com três vitórias consecutivas antes de uma infame derrota por 7-2 para o Aston Villa - embora seguissem com uma série de 12 jogos invictos, incluindo um empate 1-1 no Etihad.
Salah voltou a marcar nesse dia, antes de Gabriel Jesus empatar, apenas para De Bruyne falhar a marcação de uma grande penalidade, com o City a não conseguir capitalizar uma oportunidade de ouro para ganhar algum ímpeto.
Liverpool 1-4 Manchester City, 07/02/2021
O panorama da Premier League mudou rapidamente após a viragem do ano em 2021, com o Liverpool a registar uma quebra de forma, enquanto o City entrou numa série de 15 vitórias consecutivas que acabaria por os levar a vencer confortavelmente a Premier League.
Parte dessa série de 15 jogos foi uma vitória decisiva em Anfield - a única dos últimos cinco anos - em que a equipa de Guardiola saiu vencedora por 4-1.
Todos os golos surgiram na segunda parte do que foi um jogo muito equilibrado, com Salah a marcar mais uma vez para anular o golo de Ilkay Gundogan, mas os visitantes marcaram três vezes em 10 minutos para selar uma vitória dramática. Gundogan, Foden e Bernardo Silva foram os responsáveis por acabar com as esperanças do título do Liverpool naquele ano.
Liverpool 2-2 Manchester City, 03/10/2021
Depois de o City ter vencido o campeonato apenas cinco meses antes, o confronto de outubro voltou a colocar os dois clubes como favoritos à conquista do troféu em 2021/22.
O Liverpool voltou a começar bem a época e procurou dar continuidade à sua forte campanha contra uma equipa do City que também tinha começado a temporada com um conjunto sólido de resultados.
Nesse dia, os Reds chegaram por duas vezes à vantagem em Anfield, com Mané e - adivinhou - Salah a marcarem, mas foram travados por Raheem Sterling e depois por De Bruyne.
Manchester City 2-2 Liverpool, 10/04/2022
O jogo inverso dessa época teve exatamente o mesmo resultado, com os dois clubes a continuarem a lutar lado a lado pelo título. Desta vez, no entanto, foi o City que saiu na frente em duas ocasiões distintas, mas o Liverpool conseguiu recuperar.
De Bruyne abriu o marcador antes de Diogo Jota empatar, seguido de um golo de Jesus e de outro de Mané, que empatou a partida no Etihad.
A luta pelo título foi até à última jornada, com o City a conquistar o título após uma reviravolta dramática de 3-2 contra o Aston Villa.
Manchester City 2-3 Liverpool, 16/04/2022 (Taça de Inglaterra)
As duas equipas voltaram a encontrar-se menos de uma semana depois, nas meias-finais da Taça de Inglaterra, com o Liverpool a levar a melhor em Wembley.
No papel, pode não parecer tão mau para o City, que só perdeu por um golo - mas os Reds estavam a ganhar por 3-0 ao intervalo, graças ao golo de Ibrahim Konate e a dois golos de Mane.
Jack Grealish e Bernardo Silva marcaram um golo cada na segunda parte, mas não foi suficiente para garantir um lugar na final, que o Liverpool viria a vencer.
Liverpool 3-1 Manchester City, 30/07/2022 (Supertaça)
O ano de 2022 assistiu a vários encontros entre os dois gigantes ingleses, com o terceiro a acontecer na Supertaça que abriu a época 2022/23.
Embora essencialmente um amigável glorificado, representou outra chance para o Liverpool superar o City e foi precisamente isso que aconteceu com um claro 3-1.
Foi também o primeiro jogo de Darwin Nunez e Erling Haaland, com o primeiro a marcar na sua estreia, enquanto o segundo falhou um golo cantado na segunda parte.
Liverpool 1-0 Manchester City, 16/10/2022
O conjunto de Manchester voltou a ter dificuldades no encontro da Premier League que se seguiu três meses depois, sofrendo a sua primeira derrota da época em Anfield.
O City tinha começado bem a temporada e parecia estar novamente a disputar o título com o Liverpool, mas não conseguiu ultrapassar os rivais e sofreu uma derrota dececionante por 1-0.
Mais uma vez, Salah provou ser a diferença com um golo no final do segundo tempo, enquanto Klopp foi expulso nos momentos finais da partida - embora talvez seja mais lembrado pela incrível assistência de Alisson.
Manchester City 3-2 Liverpool, 22/12/2022 (Taça da Liga inglesa)
A equipa de Guardiola acabou por se vingar na Taça da Liga dessa época com uma vitória apertada por 3-2, a primeira nos últimos três encontros entre os dois clubes.
Haaland, Riyad Mahrez e Nathan Aké marcaram todos os golos numa noite fria de festa no Etihad e, claro, Salah também marcou.
O resultado acabou com as hipóteses do Liverpool de manter a competição, depois de a ter vencido na época anterior.
Manchester City 4-1 Liverpool, 01/04/2023
As coisas podem mudar muito rapidamente no futebol e um bom exemplo disso foi quando o City conseguiu uma vitória retumbante por 4-1 contra os seus rivais pelo título em abril de 2023.
Poucos meses antes, a equipa de Guardiola tinha tido dificuldades em levar a melhor sobre os seus adversários e não conseguia uma vitória verdadeiramente convincente contra o Liverpool há quase dois anos.
No entanto, isso mudou no Dia das Mentiras de 2023, com Gundogan, De Bruyne, Grealish e Julian Alvarez a marcarem todos os golos (se estiver a pensar nisso, sim, Salah marcou para o Liverpool), com os anfitriões a alcançarem uma vitória histórica.
O City acabou por conquistar o triplete naquela temporada, algo que poucos teriam previsto após a péssima exibição na Supertaça no início da época.
Manchester City 1-1 Liverpool, 25/11/2023
Na temporada de 2023/24, os dois clubes voltaram a lutar pelo título da Premier League, com o Arsenal também na disputa, embora os golos entre o City e o Liverpool tenham diminuído consideravelmente nas duas ocasiões em que se defrontaram.
O primeiro encontro terminou empatado a 1-1, com golos de Haaland e Trent Alexander-Arnold.
Na altura, os adeptos não sabiam, mas esta seria também a última partida de Klopp no Etihad.
Liverpool 1-1 Manchester City, 10/03/2024
Finalmente, as duas equipas voltaram a encontrar-se em março de 2024 para o último embate entre o lendário Klopp e o seu homólogo Guardiola, pondo fim a uma rivalidade clássica de todos os tempos com um empate 1-1.
John Stones abriu o resultado em Anfield naquele dia, antes de Alexis Mac Allister converter de penálti para garantir que os pontos fossem divididos.
Foi o último encontro entre dois treinadores icónicos, mas agora uma nova história está prestes a começar, com Guardiola a enfrentar Slot neste domingo, no que promete ser uma ocasião imperdível - e muito possivelmente uma decisão antecipada no destino do título do City para a temporada atual.
