Mais

Premier League: Os principais vencedores e derrotados da época 2024/25

Ruben Amorim, treinador do Man Utd, dirige-se aos adeptos
Ruben Amorim, treinador do Man Utd, dirige-se aos adeptosDARREN STAPLES / AFP
O Liverpool ergueu o troféu da Premier League num Anfield em festa, ao cair do pano da época 2024/25, no domingo que encerrou o campeonato em Inglaterra.

A AFP Sport analisa quais os vencedores e os derrotados desta temporada na Premier League.

Os vencedores

Liverpool

Campeão pela vigésima vez, o Liverpool esteve em grande plano durante a maior parte da época, com os comandados de Arne Slot a conquistarem o título a quatro jornadas do fim.

Inspirados pela sensacional forma de Mohamed Salah, que foi o melhor marcador e assistente do campeonato, os Reds não se importaram com a perda do técnico Jürgen Klopp há 12 meses.

Klopp estava na multidão em Anfield para saudar os campeões no domingo, enquanto Slot já começou os seus planos para construir a partir de uma posição de força.

Trent Alexander-Arnold deixa um grande buraco a ser preenchido, mas o Liverpool está perto de fechar negócios com Jeremie Frimpong e Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen, e Milos Kerkez, do Bournemouth.

Newcastle

Os Magpies garantiram o quinto lugar e uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada, apesar da surpreendente derrota em casa por 1-0 para o Everton no último dia da temporada.

No entanto, o regresso à Liga dos Campeões foi apenas a cereja no topo do bolo para os adeptos em Tyneside, depois de o Newcastle encerrar uma espera de 56 anos para conquistar um troféu importante nesta temporada.

Os comandados de Eddie Howe derrotaram o Liverpool por 2-1 em março, provocando cenas de comemoração numa cidade com um único clube e um grande número de adeptos.

Alexander Isak marcou o golo decisivo em Wembley e desempenhou um papel fundamental no regresso do Newcastle à Liga dos Campeões, já que apenas Salah marcou mais golos na Premier League do que os 23 do sueco.

Crystal Palace

O Palace esperou ainda mais tempo por um título até vencer o Manchester City na final da Taça de Inglaterra e conquistar o primeiro grande troféu dos seus 119 anos de história.

Os Eagles também garantiram um recorde de 53 pontos na Premier League, terminando em 12.º lugar, apesar de um péssimo início de temporada.

A equipa de Oliver Glasner teve dificuldades no início, em parte devido ao facto de ter quatro membros da equipa inglesa que chegou à final do Euro-2024 e ao papel desempenhado pelo avançado Jean-Philippe Mateta na corrida da França para a medalha de prata nos Jogos Olímpicos.

O Palace venceu apenas um dos primeiros 13 jogos, depois de uma pré-época atribulada, mas perdeu apenas seis dos últimos 25, numa série de resultados que o colocaria na luta pelos lugares da Liga dos Campeões se fosse repetida ao longo de 38 jogos.

Derrotados

Manchester City

Qualquer coisa que não fosse o título, após uma série sem precedentes de quatro troféus consecutivos da Premier League, teria sido uma deceção para os homens de Pep Guardiola.

Depois de perder o vencedor da Bola de Ouro Rodri por lesão, o até então campeão mundial venceu apenas uma vez em 13 jogos entre o final de outubro e dezembro.

A derrota para o Palace na final da Taça de Inglaterra encerrou a primeira temporada sem títulos desde a estreia de Guardiola em Inglaterra, há oito anos.

No entanto, o City recuperou para, pelo menos, terminar em terceiro lugar e garantir a 15.ª temporada consecutiva na Liga dos Campeões.

Manchester United

O United não conseguiu salvar a pele depois da pior época do clube desde que foi despromovido em 1974.

Ruben Amorim pediu desculpa aos adeptos no domingo pelo "desastre" de uma temporada que viu o United terminar em 15.º lugar e falhar a qualificação para a Europa pela segunda vez em 35 anos.

A decisão de manter Erik ten Hag como treinador saiu rapidamente pela culatra e o neerlandês foi demitido em outubro.

Desde então, Amorim ganhou apenas sete dos seus 27 jogos na Premier League, num clube em desordem dentro e fora do relvado.

A derrota na final da Liga Europa frente ao Tottenham, que custou ao United o apuramento para a Liga dos Campeões, poderá ter consequências graves na capacidade de Amorim para moldar o plantel à sua imagem durante a janela de transferências do verão.

Trio promovido

Leicester, o Ipswich e o Southampton estabeleceram um recorde indesejável, já que o trio de clubes despromovidos somou 59 pontos.

Foram também os três clubes que foram promovidos da Championship na época passada.

Antes da temporada de 2023/24, isso só tinha acontecido uma vez na história da primeira divisão inglesa, em 1997/98.

Agora, aconteceu nas duas últimas épocas, com preocupações crescentes sobre o equilíbrio competitivo da Premier League devido ao fosso cada vez maior entre a Premier League e o segundo escalão.