Mais

Premier League: Pedro Neto dá a volta a Marco Silva (1-2), Arsenal goleia Ipswich e adia título (0-3)

Pedro Neto garantiu o triunfo ao cair do pano
Pedro Neto garantiu o triunfo ao cair do panoGlyn KIRK / AFP
O Fulham, de Marco Silva, esteve muito perto de vencer o Chelsea e aproximar-se dos lugares europeus graças ao golo de Iwobi, aos 20 minutos, mas os blues empataram por Tyrique George, aos 83', e Pedro Neto carimbou a reviravolta com uma bomba, aos 90+3'. No outro duelo da 33.ª jornada da Premier League, o Arsenal adiou a possível festa do título do Liverpool ao golear o Ipswich com um bis de Trossard e golos Martinelli e Nwaneri, colocando os Tractor Boys a um passo da descida.

Fulham 1-2 Chelsea

As vitórias contra o Chelsea são raras para a turma de Marco Silva ao longo dos anos, mas tiveram um início perfeito contra os blues quando Andreas Pereira abriu o marcador dentro de área, mas o brasileiro foi apanhado em posição de fora de jogo.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Isto foi apenas um alívio temporário para os visitantes que foram protagonistas da própria quada quando Reece James perdeu a bola para Ryan Sessegnon, que encontrou Alex Iwobi à entrada da área para um remate rasteiro de pé esquerdo ao canto inferior.

O Chelsea respondeu muito bem à desvantagem, pressionando o Fulham, mas não conseguia criar oportunidades claras. Só depois do intervalo é que estiveram perto do empate, quando Pedro Neto rematou para defesa apertada de Bernd Leno. Até Cole Palmer estava desinspirado quando invadiu bem a área, mas atirou enrolado para fora e não parecia que este seria o dia dos blues.

Permanecendo no meio-campo do Fulham durante a maior parte, o Chelsea finalmente chegou à igualdade graças a uma cria da formação, com o recém-entrado Tyrique George a aproveitar uma bola perdida e para fazer um remate forte.

Com todo o ímpeto do seu lado, a turma de Maresca acabaria por forçar a reviravolta num grande momento de Pedro Neto que, em tempo de descontos, controlou, rodou e disparou um remate forte à malha superior da baliza de Leno para deixar a equipa visitante em êxtase e garantir o Chelsea entre os cinco primeiros. A derrota não é catastrófica para o Fulham, mas perdeu a hipótese de subir à oitava posição, o que pode ser suficiente para um lugar europeu no final da temporada, dependendo de quem vencer a Taça de Inglaterra.

Ipswich 0-4 Arsenal

Desde os grandiosos arredores do Bernabéu até à humilde Portman Road, no espaço de quatro dias, o Arsenal retomou de onde parou na capital espanhola num início dominante. Embora as oportunidades tenham demorado a surgir nos primeiros 10 minutos, a paciência dos gunners foi recompensada antes do quarto de hora com o golo inaugural.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O passe de Bukayo Saka foi mal controlado por Martin Ødegaard e acabou no caminho de Leandro Trossard, que finalizou com um remate fraco, apesar de estar em queda.

O Ipswich mal conseguiu tocar na bola nos primeiros 20 minutos, e a defesa que tem falhado consistentemente esta época foi novamente quebrada pelos homens de Mikel Arteta em pouco tempo. Saka arriscou mais uma vez, passando por Jacob Greaves cruzar atrasado para Mikel Merino, que deu um belo toque de calcanhar em direção ao segundo poste, onde Gabriel Martinelli chegou para marcar o seu 50.º golo pelos gunners. 

Uma vantagem de dois golos já parecia incontestável, mas a tarefa dos Tractor Boys tornou-se uma "missão impossível" quando Leif Davis foi expulso por uma entrada feia no tendão de Aquiles de Saka. Com Saka e Merino substituídos na segunda parte, Trossard assumiu a responsabilidade como catalisador, bisando após um canto rapidamente cobrado que apanhou os anfitriões de surpresa.

Ethan Nwaneri ainda colocou um ponto de exclamação no encontro, arranjando espaço no coração da área para armar um remate forte, que ainda desviou num defesa e bateu um indefeso Alex Palmer. Com este resultado, os comandados de Arteta chegaram ao sétimo jogo consecutivo sem perder fora de casa, enquanto o Ipswich será despromovido na próxima vez que perder pontos, após a sétima derrota consecutiva em casa no campeonato em 2025.