Mais

Premier League: Raúl Jiménez chegou aos 200 jogos oficiais

Raúl Jiménez chegou aos 200 jogos na Premier League
Raúl Jiménez chegou aos 200 jogos na Premier LeagueALEX BROADWAY / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Longe ficaram as dúvidas sobre se Raúl Jiménez voltaria a recuperar o seu nível, após o duro choque com o brasileiro David Luiz numa partida entre o Wolverhampton e o Arsenal, em 2020. Mas a sua história de resiliência teve este sábado um prémio inesquecível e que emocionou todo o país, desde o relvado de Stamford Bridge.

Recorde as incidências da partida

Quando Raúl Jiménez entrou em campo aos 60 minutos, com a camisola do Fulham, numa partida em que a sua equipa perdia por 2-0 em Stamford Bridge, frente ao Chelsea, o mexicano somou a sua 200.ª participação na melhor liga do mundo desde a sua chegada, em 2018, ao Wolverhampton, onde se tornou ídolo.

Jiménez tornou-se o primeiro mexicano a alcançar essa marca, o que representa uma estatística poderosa que o reconfirma como um dos melhores avançados da história do país, com uma carreira longa no velho continente e consolidando-se como a referência no ataque de "El Tri" no próximo Mundial.

Uma história de resistência

Mas, por trás do número que domina as manchetes em diferentes meios nacionais e internacionais, é difícil não recapitular a história digna de uma fénix que Jiménez escreveu nos últimos cinco anos, sem dúvida a fase mais dura e de maior aprendizagem da sua vida.

De estar inconsciente numa cama de hospital com a cabeça inchada, passando pela angústia da esposa, pela imagem de ser alimentado pela mãe como quando era criança, até uma longa e complicada reabilitação, compõem um contexto que perdurará para sempre no futebol mexicano.

Com 200 jogos, "El Lobo de Tepeji" tem agora 32 jogos a mais do que Javier "Chicharito" Hernández na melhor liga do mundo, que defendeu as camisolas do Manchester United, onde construiu uma história inesquecível, e depois do West Ham, onde não conseguiu reencontrar o bom nível que um dia teve em Inglaterra.

A 10 meses do Mundial, que será disputado parcialmente em casa, Raúl Jiménez espera superar o início irregular que teve na atual temporada para se concentrar, a partir de dezembro, no que todo um país anseia que seja um Mundial que o coloque às portas de alcançar uma atuação histórica com o México.

Outros mexicanos na Premier League

Embora Jiménez e Hernández superem, de longe, qualquer outra atuação de outros jogadores mexicanos no grande futebol de Inglaterra, existem poucos relatos de sonhos interrompidos de jogadores nacionais que não conseguiram afirmar-se na Premier League.

Alguns com mais expectativa do que outros, os quatro principais casos tiveram um contexto diferente à chegada, mas todos servem para confirmar o quão longe o jogador mexicano está de pertencer de forma consistente à elite do futebol mundial.

Estes são os outros quatro jogadores mexicanos que, depois de Jiménez e Hernández, têm mais jogos na Premier League:

Edson Álvarez (59 jogos pelo West Ham)

Carlos Vela (37 jogos pelo Arsenal e pelo West Bromwich)

Carlos Salcido (23 jogos pelo Fulham)

Guillermo Franco (23 jogos pelo West Ham)