Mais

Premier League: Só Espanha ultrapassa Portugal em termos de treinadores

Vítor Pereira no comando do Wolves
Vítor Pereira no comando do WolvesWolverhampton
Com a chegada de Vítor Pereira, Portugal está representado pela primeira vez com quatro treinadores na mesma edição da Premier League. Só Espanha tem mais.

Marco Silva (Fulham), Nuno Espírito Santo (Nottingham Forest), Ruben Amorim (Manchester United) e agora Vítor Pereira (Wolverhampton). Das 20 equipas, a disputar a edição 2024/25 da Premier League, quatro são comandadas por um treinador português, um feito inédito.

Só Espanha – Pep Guardiola (Manchester City), Mikel Arteta (Arsenal), Unai Emery (Aston Villa), Andoni Iraola (Bournemouth) e Julen Lopetegui (West Ham) – tem mais técnicos no principal escalão inglês, com a armada de nuestros hermanos a totalizar cinco. A título de curiosidade, Inglaterra, Países Baixos, Dinamarca, Irlanda do Norte, Austrália, Áustria, Itália e Alemanha são os outros países representados nos bancos ingleses.

Vítor Pereira torna-se também no oitavo treinador português a trabalhar na Premier League, o terceiro no Wolverhampton, depois de Nuno Espírito Santo e Bruno Lage. Os Wolves, de resto, igualam o Tottenham como o clube com mais técnicos lusos (três): André Villas-Boas, Nuno Espírito Santo e José Mourinho estiveram no Norte de Londres.

Em termos de dados, José Mourinho foi o único que conseguiu sagrar-se campeão – três vezes ao comando do Chelsea – e o que soma mais jogos (363). Marco Silva é o que mais clubes representou – Hull City, Watford, Everton e Fulham. Ruben Amorim é o que menos jogos tem – cinco. Carlos Carvalhal foi o único despromovido – com o Swansea City.

Treinadores portugueses na história da Premier League:

José Mourinho – Chelsea, Manchester United, Tottenham – 363 jogos

Marco Silva – Hull, Watford, Everton, Fulham – 187 jogos

Nuno Espírito Santo – Wolves, Tottenham, Nottingham Forest – 162 jogos

André Villas-Boas – Chelsea e Tottenham – 81 jogos

Bruno Lage – Wolverhampton – 46 jogos

Carlos Carvalhal – Swansea – 18 jogos

Ruben Amorim – Manchester United – 5 jogos

Vítor Pereira – Wolverhampton – 0 jogos