Mais

Premier League: Southampton estabelece recorde negativo com despromoção confirmada

O Southampton está de volta ao Championship
O Southampton está de volta ao ChampionshipBradley Collyer / PA Images / Profimedia
O Southampton, de Mateus Fernandes, estabeleceu um recorde indesejado após a derrota por 3-1 frente ao Tottenham este domingo, tornando-se a equipa mais cedo a ser despromovida na história da Premier League.

Recorde aqui as incidências do encontro

Os Saints vão regressar de imediato ao segundo escalão depois desta última derrota ter confirmado a despromoção com sete jogos ainda por disputar - o mais cedo que uma equipa alguma vez teve o seu destino selado na Premier League.

Anteriormente, tanto o Ipswich como o Derby County detinham o recorde conjunto, depois de terem visto confirmada a descida a seis jogos do fim.

A derrota frente aos Spurs significa que o Southampton já não pode apanhar o Wolves, de Vítor Pereira, que está em 17-º lugar e 22 pontos à frente do último classificado, com apenas 21 pontos em disputa.

Ao longo da época, o Southampton somou apenas 10 pontos, fruto de duas vitórias e quatro empates, e ainda pode bater o recorde de menor número de pontos numa campanha da Premier League (atualmente detido pelo Derby, com 11 em 2007/08).

De referir ainda que o Derby foi despromovido numa data anterior do calendário, mas o Southampton caiu com mais jogos por disputar.

Depois de despedir Russell Martin em dezembro de 2024, o substituto Ivan Juric foi contratado com a esperança de iniciar uma grande recuperação na segunda metade da época, mas o croata só conseguiu uma vitória no campeonato durante o seu mandato.

Os Saints regressam imediatamente ao Championship depois da alegria nos playoffs da época passada, faltando sete jogos para garantir que não terminam com o registo de pontos mais baixo da história da Premier League.