Quem substituirá Graham Potter como próximo treinador do Chelsea?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quem substituirá Graham Potter como próximo treinador do Chelsea?
Graham Potter foi demitido do Chelsea apenas sete meses depois de ter sido contratado
Graham Potter foi demitido do Chelsea apenas sete meses depois de ter sido contratado
Reuters
O Chelsea demitiu Graham Potter no domingo, menos de sete meses depois de o ter contratado, na sequência da derrota por 2-0 em casa para o Aston Villa, que deixou o clube londrino em 11.º lugar na Premier League.

Agora, são vários os nomes apontados à sucessão, numa altura em que o Chelsea procura o seu terceiro treinador da temporada.

Julian Nagelsmann

O Bayern Munique despediu, de forma surpreendente, o treinador alemão nos últimos dias de março, mesmo com o clube em segundo lugar na Bundesliga e nos quartos de final da Liga dos Campeões, substituindo-o pelo antigo treinador do Chelsea, Thomas Tuchel.

Nagelsmann levou os bávaros ao seu 10.º título consecutivo da Bundesliga, depois de ter assumido a equipa em 2021. Antes, orientou o Leipzig e o Hoffenheim.

Recentemente foi também ligado ao Tottenham Hotspur, que tem Cristian Stellini no comando até ao final da época após a saída de Antonio Conte.

Brendan Rodgers

O Leicester, a contas com a luta pela manutenção, separou-se de Rodgers por mútuo acordo no domingo, numa tentativa de preservar o seu estatuto de equipa de elite, após nova derrota contra o Crystal Palace, que deixou o clube no 19.º lugar.

Rodgers, também apontado ao comando do Tottenham, orinetou o Leicester à conquista do seu primiero trofeu da Taça de Inglaterra, em 2021, tendo terminado o campeonato na quinta posição, consecutivamente, entre 2019 e 2021.

Para além disso, guiou o Liverpool ao segundo lugar da liga em 2013/2014, a apenas dois pontos do campeão Manchester City, e desfrutou de um período de sucesso no Celtic, onde conquistou dois títulos da Premier League escocesa. No passado, foi treinador das equipas de juvenis e de reservas do Chelsea.

Mauricio Pochettino

Antigo treinador de Tottenham, Pochettino, que também foi apontado ao regresso ao norte de Londres, foi ligado ao Chelsea depois de Tuchel ter sido despedido e voltou a emergir como um dos principais nomes para o lugar deixado vago em Stamford Bridge.

O argentino tem estado afastado dos bancos desde a breve passagem pelo PSG, onde ganhou o título da época passada na Ligue 1. Levou o Tottenham à final da Liga dos Campeões de 2019 e a dois pódios na Premier League entre 2015 e 2017.

Luis Enrique

Luis Enrique deixou o cargo de selecionador de Espanha após a sua eliminação do Campeonato do Mundo, nos oitavos de final, diante de Marrocos, em dezembro passado, depois de uma boa campanha no Euro-2020, no qual perdeu nas meias-finais, no desempate por penáltis, contra a Itália, que se sagraria campeã.

O espanhol, que tem estado afastado das competições de clubes, venceu a Liga dos Campeões com o Barcelona na sua primeira época ao comando dos blaugrana, ano em que conquistou o triplete, juntando, mais tarde, um novo título da LaLiga e duas Taças do Rei.

Zinedine Zidane

Zidane passou quase dois anos sem clube desde que deixou o Real Madrid no final da época 2020/2021, naquela que foi a sua segunda passagem pelo clube e que terminou como a sua primeira temporada sem troféus em 11 anos.

Vencedor do Campeonato do Mundo com a França e ícone nacional, Zidane ganhou três Ligas dos Campeões e dois títulos da Liga espanhola, entre outras distinções nacionais, em cinco anos, ao longo de duas temporadas muito produtivas nos merengues.

José Mourinho

Atualmente na Roma, José Mourinho é tamnbém apontado a um potencial regresso a Stamford Bridge, onde ganhou três títulos da Premier League em duas passagens pelo clube, primeiro de 2004 a 2007 e, depois, de 2013 a 2015.

O treinador português é um dos mais premiados do jogo. A sua última passagem por Inglaterra foi ao serviço do Tottenham, do qual foi despedido em 2021, após 17 meses no comando.

Orientou ainda o Manchester United, Real Madrid e Inter de Milão, e recentemente conduziu a Roma à conquista da edição de estreia da Liga Conferência.