O Ajax, um dos gigantes da Eredivisie, demonstrou interesse em contratar por empréstimo Hartman, que chegou ao Burnley vindo do Feyenoord no último verão. No entanto, a transferência não se concretizou e, após um trabalhador da agência Forza Sports Group ter divulgado informações sobre as circunstâncias em que Hartman recusou mudar-se para Amesterdão, o jogador reagiu à polémica numa publicação no Instagram.
"No início deste mês, comuniquei ao meu agente e à Forza que iria passar a representar-me a mim próprio e que já não precisariam de trabalhar para mim", afirmou Hartman. "Os motivos para isso ficam entre mim e a Forza. Depois de informar a Forza da minha decisão, avisei o Burnley de que não deveriam voltar a contactar a Forza, mas sim a mim diretamente."
Uma mudança para o Ajax teria causado surpresa, já que Hartman formou-se na academia do Feyenoord e disputou 83 jogos pela equipa principal antes de se transferir para o Burnley no verão passado. Ajax e Feyenoord são rivais históricos, sendo muito raro ver jogadores representarem ambos os clubes.
"Nessa mesma conversa (com o Burnley), indiquei que sentia que a minha situação tinha mudado nas últimas semanas por motivos pessoais. Recentemente, soube que o Ajax estava interessado em contratar-me por empréstimo e que já tinha abordado o Burnley. O Burnley não quis ceder-me e foi aí que a história (da qual não tinha conhecimento e com a qual nunca tive contacto com o Ajax) terminou" continuou Hartman.
O trabalhador da Forza Sports Group partilhou num canal público do Discord que foi o próprio Hartman quem desistiu da transferência após receber ameaças dirigidas a si, à sua família e à Forza.
"Pouco depois de ter tido conhecimento da situação, a história chegou à comunicação social, muito se disse sobre mim e recebi inúmeras mensagens desagradáveis. Infelizmente, tudo com base em informações falsas", partilhadas pelos meios de comunicação neerlandeses sobre a suposta vontade de Hartman em transferir-se para o Ajax.
"Através desta mensagem, quero deixar claro que não vou transferir-me para o Ajax e que vou dar tudo pelo Burnley enquanto aqui estiver. Estamos a atravessar um período difícil neste momento, por isso pareceu-me desrespeitoso falar de outro clube que não o Burnley. No entanto, considero importante esclarecer a situação, pois sou a única pessoa que sabe o que realmente se passa" sublinhou Hartman.
Hartman já participou em 15 jogos da Premier League pelo Burnley, tendo somado quatro assistências.
