Mais

Reforços, vendas e incertezas: o mercado que pode salvar ou afundar Amorim

Ruben Amorim, treinador do Manchester United
Ruben Amorim, treinador do Manchester UnitedČTK / AP / Paul Terry
A poucos dias do fecho da janela de transferências de verão, Ruben Amorim continua com pouco tempo para organizar a sua equipa do Manchester United.

Os Red Devils iniciaram a temporada 2025/26 da Premier League da mesma forma que terminaram a anterior, e o técnico português mostrou-se visivelmente frustrado no banco do Craven Cottage, onde o United empatou 1-1 frente ao Fulham.

Época diferente, o mesmo Manchester United

Depois da derrota na primeira jornada, em casa, frente ao Arsenal, o clube da região noroeste de Inglaterra encontra-se já nos últimos cinco lugares da tabela, com apenas um ponto conquistado.

Nos bastidores, é evidente que nem tudo está bem, mas algumas contratações de última hora, tanto dentro como fora do clube, podem representar a injeção de ânimo necessária para inverter a má fase.

Um dos nomes em destaque é o do internacional brasileiro Antony, que poderá ser o primeiro a deixar Old Trafford.

O jogador, de 25 anos, esteve emprestado ao Real Betis durante a época 2024/25, onde somou nove golos e cinco assistências em todas as competições.

Tendo em conta que, desde 2022/23, apenas tinha conseguido 12 golos e cinco assistências ao serviço do Manchester United, torna-se evidente que o futebol espanhol parece ajustar-se melhor ao seu estilo de jogo.

O radar de Antony no Real Betis na LaLiga 2024/25
O radar de Antony no Real Betis na LaLiga 2024/25Opta by StatsPerform

O Real Betis volta a posicionar-se na linha da frente para garantir o jogador por empréstimo para a nova época, desta vez com obrigação de compra no verão de 2026.

Muito apreciado pelos adeptos no Estádio Benito Villamarín, o jogador é considerado uma das figuras mais acarinhadas do plantel, pelo que a transferência agrada a todas as partes envolvidas.

A venda de Mainoo pode ser um erro caro

Depois dele, o internacional inglês Kobbie Mainoo poderá também ser vendido, uma decisão que pode revelar-se um erro caro para o treinador.

O médio, de 20 anos, destacou-se sob o comando de Erik ten Hag, conquistando um lugar na seleção inglesa que disputou a final do Campeonato da Europa frente à Espanha. Além disso, foi ele o autor do golo da vitória do Manchester United sobre o Manchester City na final da Taça de Inglaterra de 2024.

Sob o comando de Rúben Amorim, tem acontecido o contrário: Kobbie Mainoo ainda não somou um único minuto nesta temporada, um dado que, por si só, conta a sua própria história.

O mais curioso é que o médio evoluiu em várias áreas do seu jogo. Na época passada, registou uma taxa de sucesso nos desarmes de 66,7% e uma precisão de passe de 87,4% no campeonato, números que evidenciam a sua qualidade e consistência.

Mapa de passes de Kobbie Mainoo no Manchester United na Premier League 2024/25
Mapa de passes de Kobbie Mainoo no Manchester United na Premier League 2024/25Opta by StatsPerform

Com uma precisão de remate de 75% e uma taxa de conversão de 50%, além de 231 interceções nas últimas épocas, o que é que isso diz sobre o desejo do treinador de jogar no seu sistema 3-4-3 sem Mainoo? Sabedoria ou loucura?

Tal como Ten Hag permitiu que Scott McTominay se transferisse para o Nápoles, mas o escocês acabou por ganhar o prémio de melhor jogador da Serie A, também Amorim poderá encontrar o sucesso de Mainoo noutro lado, com o Real e o Atlético de Madrid a manterem o jogador debaixo de olho.

Garnacho quase certo de sair

Alejandro Garnacho é o terceiro jogador que está muito perto de se mudar para o Chelsea antes do fecho da janela de transferências.

Com 26 golos e 19 assistências em 144 jogos pelo Manchester United, números só superados por Marcus Rashford e Bruno Fernandes no mesmo período, o argentino pode sentir-se lesado por não ter sido devidamente aproveitado pelo seu treinador.

As 43 saídas rápidas protagonizadas por Alejandro Garnacho evidenciam a sua importância para a equipa e, embora a sua precisão de remate de 54,5% seja bastante razoável, a taxa de conversão de apenas 7,1% na última época da Premier League é um indicador claro de que ainda há margem para melhoria.

Ainda assim, pode argumentar-se que, sendo extremo, Garnacho é mais valioso na criação de oportunidades para os colegas do que na finalização. De qualquer forma, o jogador tem realizado um trabalho sólido até agora e mostra-se como mais um dos jovens que não se deixa abalar pela exigência e pela determinação de Rúben Amorim.

Um quarto guarda-redes em Old Trafford?

Outros jogadores, como Rasmus Højlund, também poderão ser negociados neste verão, mas o Manchester United não pretende avançar para tantas vendas sem antes garantir reforços em áreas-chave do plantel.

Uma das posições que ganha mais força neste momento é a de guarda-redes, já que nem André Onana nem Altay Bayindir conseguiram convencer Rúben Amorim e a estrutura do clube.

O mapa de toques de Senne Lammens no Royal Antwerp na Jupiler Pro League 2024/25
O mapa de toques de Senne Lammens no Royal Antwerp na Jupiler Pro League 2024/25Opta by StatsPerform

A menos que Amorim concorde em vender Onana ou Bayindir, ele terá quatro guarda-redes para escolher, incluindo Tom Heaton.

A percentagem de defesas de Lammens na Jupiler Pro League belga na época passada foi de 76,8%, tendo defendido quatro de oito penáltis.

50 golos sofridos em 40 jogos foi o pior registo entre os cinco primeiros clubes, pelo que Amorim precisa de ter a certeza de que Lammens consegue aguentar-se na mais física Premier League.

Em contrapartida, a percentagem de defesas de Onana foi de 66,9% na última época da Premier League, enquanto a de Bayindir foi de apenas 44,4%. O turco sofreu nove golos nos 13 jogos disputados em 24/25, enquanto o camaronês sofreu 43 nos seus 34 jogos na primeira divisão inglesa.

Verão de sucesso ou fracasso para Amorim

Em poucas palavras, esta janela de transferências é um sucesso ou um fracasso para o United e para Amorim.

Embora o português não possa ser responsabilizado por nada do que aconteceu antes da sua chegada, pouco tem feito para convencer os adeptos do Manchester United de que é o homem certo para o cargo.

Mais uma má contratação ou venda pode significar o fim do seu desastroso mandato.

Análise de Jason Pettigrove
Análise de Jason PettigroveFlashscore