Mais

Regis Le Bris elogia a "impossível" promoção do Sunderland à Premier League

Regis Le Bris, treinador do Sunderland, levanta o troféu do Play-Off do Championship
Regis Le Bris, treinador do Sunderland, levanta o troféu do Play-Off do ChampionshipMike Hewitt / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O treinador do Sunderland, Regis Le Bris, afirmou que a promoção da sua equipa à Premier League era "impossível de prever", depois de ter conseguido uma vitória dramática por 1-2 contra o Sheffield United, na final do play-off do Championship.

Recorde as incidências da partida

Na sua primeira época no comando, Regis Le Bris revitalizou uma equipa que terminou em 16.º lugar na época passada e levou-a de volta à primeira divisão, depois de uma ausência de oito anos.

A promoção do Sunderland foi garantida de forma extraordinária, com um golo de Tommy Watson aos 90+5 minutos, na última aparição do jogador de 19 anos antes de se juntar ao Brighton na próxima temporada.

Os Black Cats estavam a perder com o golo de Tyrese Campbell na primeira parte em Wembley, este sábado.

Mas Eliezer Mayenda empatou a 14 minutos do fim, antes de Watson marcar o inestimável golo da vitória.

Foi uma reviravolta surpreendente no jogo mais rico do futebol mundial, com o Sunderland a ganhar o jackpot de uma promoção que vale cerca de 215 milhões de euros em receitas acrescidas.

"Era impossível de prever. Na época passada, o Sunderland foi tão inconstante, pelo que a minha função era dar a metodologia necessária para conseguir essa consistência", afirmou Le Bris.

Uma decisão controversa do VAR negou ao Sheffield United um golo que o teria colocado a ganhar por dois golos antes do intervalo.

O golo de Harrison Burrows foi anulado depois de o seu companheiro de equipa, Vini Sousa, ter sido considerado como tendo interferido com a visão do guarda-redes Anthony Patterson.

O Sunderland aproveitou a oportunidade para regressar à Premier League, pela primeira vez desde 2017, pondo fim a um período sombrio que incluiu quatro anos na League One.

"Precisamos de jogadores talentosos, precisamos de fortes ligações entre eles. Penso que eles merecem isto", afirmou Le Bris, que foi uma contratação surpresa do Sunderland no ano passado, depois de ter sido despromovido no comando técnico do Lorient.

"Eles trabalharam muito bem juntos. Este jogo é um bom exemplo da época", referiu.

Le Bris acrescentou que não teve dúvidas em incluir Watson no seu plantel e lançá-lo na fase final, apesar da sua iminente transferência para o Brighton.

"Ficou claro para nós e para ele que continua a ser um jogador do Sunderland e o plantel também aceitou esta decisão, sabendo que é um bom jogador e que pode ajudar", afirmou.

O Sheffield United liderava o Championship no final de março, antes de sofrer um colapso tardio que permitiu ao Burnley e ao Leeds obterem a promoção automática.

Os Blades já perderam quatro finais do Championship na sua história, não conseguindo ganhar a promoção a partir dos play-offs do segundo e terceiro escalão em 10 tentativas.

É o pior registo de play-offs no futebol inglês e o treinador Chris Wilder admitiu que o seu último fracasso iria doer durante meses.

"Vai levar um bom tempo para superar isso", disse.

"Vamos ter de sofrer e passar pela dor. São rapazes grandes e têm de ultrapassar isto se quiserem ter carreiras decentes", acrescentou.

Wilder ficou frustrado com a decisão do VAR, que foi contra a sua equipa na primeira parte.

"Não me parece que o guarda-redes a defenda. Não acho que ele chegue perto dela", referiu.