Mais

Rice elogia Max Dowman, jovem prodígio do Arsenal: "Nunca vi um jogador de 15 anos tão à vontade"

Max Dowman, jogador de 15 anos do Arsenal
Max Dowman, jogador de 15 anos do ArsenalArsenal FC

O médio do Arsenal, Declan Rice, teceu elogios ao jovem Max Dowman, que se estreou na equipa principal esta época.

Dowman tornou-se o segundo jogador mais jovem de sempre do Arsenal ao fazer a sua estreia na Premier League frente ao Leeds United e, esta temporada, já alinhou em três jogos pela equipa principal, sob o comando de Mikel Arteta. 

Ethan Nwaneri e Myles Lewis-Skelly são outros dois jovens talentos sob orientação de Arteta, sendo que Nwaneri tornou-se o jogador mais jovem de sempre na história da Premier League, com 15 anos e 181 dias. 

A juventude do Arsenal está em alta

Rice falou sobre o trio que o tem surpreendido pela forma como se adaptam rapidamente à equipa principal, apesar de serem ainda adolescentes acabados de sair da escola. 

“O Ethan e o Myles – a diferença do ano passado para este, a forma como cresceram enquanto pessoas, é impressionante”, afirmou Rice à TNT Sports.

“Agora falam com toda a gente, são extrovertidos, são eles próprios e é isso que se pretende. Queremos que todos se sintam à vontade. Obviamente, o Max tem apenas 15 anos e só faz 16 em dezembro. Nunca vi um jovem de 15 anos tão descontraído junto da equipa principal, é inacreditável. Eles são mesmo miúdos", acrescentou.

“Disse ao Max, no regresso da digressão de pré-época, que não conseguia acreditar que ele ia voltar para a escola. No outro dia fez uma videochamada e estava de uniforme escolar, e eu disse-lhe: ‘Amigo, há uma semana jogaste na Premier League e agora estás de volta à escola’", lembrou Rice.

Rice admite que teria tido dificuldades na posição de Dowman

O médio inglês ficou verdadeiramente impressionado com Dowman e chegou mesmo a comparar-se com ele na mesma idade, admitindo que teria reagido de forma oposta à do jovem.

Mesmo eu, com 15 anos, se tivesse entrado no balneário da equipa principal do West Ham, nunca teria tido a confiança que ele demonstra.  Teria ficado calado num canto. Se ninguém me falasse, eu também não falaria com eles, enquanto agora, especialmente o Max, nota-se que tem uma autoconfiança enorme, tanto a nível pessoal como futebolístico. A rede de apoio aqui é fantástica e já vi a academia – a forma como trabalham é impressionante", referiu Rice.