Mais

Robin Hood dos tempos modernos: O sonho do Nottingham de Nuno Espírito Santo

Ibrahim Sangare e Willy Boly ao serviço do Nottingham Forest
Ibrahim Sangare e Willy Boly ao serviço do Nottingham ForestPaul Bonser/SPP / Shutterstock Editorial / Profimedia
O Nottingham Forest está a causar furor na Premier League. Inicialmente considerado como um candidato à despromoção, o clube está a roubar pontos aos super-ricos e a sonhar com a Liga dos Campeões.

O caos reinava no Gedling Inn. A proprietária do bar, Becky Webster, respirou de alívio quando soou o apito final no jogo do Nottingham Forest contra o Brighton and Hove Albion. "Nem nos meus sonhos mais loucos poderíamos imaginar que eles iriam marcar sete golos", disse a proprietária, que levou ao limite o histórico resultado de 7-0.

Webster ofereceu bebidas gratuitas a cada golo do Forest - e o Tricky Trees cumpriu a promessa. Cerca de 300 pints foram servidos no balcão, e os adeptos continuaram a comemorar. "Parecia que o Forest tinha vencido o Mundial", disse Webster.

O facto de o Nottingham ter goleado assim a equipa do treinador alemão Fabian Hürzeler enquadra-se perfeitamente numa época em que o Forest, como "Robin Hood da Premier League", rouba regularmente pontos aos super-ricos.

Na liga dos ricos, a equipa do treinador Nuno Espírito Santo está em terceiro lugar. A vitória sobre o Brighton foi outro ponto alto de uma temporada incrivelmente forte. Com seis pontos a mais do que o gigante Manchester City e até mesmo 18 à frente do recordista de rebaixamento Man United, o Nottingham está a caminho da Liga dos Campeões.

A classificação da Premier League
A classificação da Premier LeagueFlashscore

Grande passado

O regresso à Taça dos Campeões Europeus ao fim de 30 anos seria o único clube que conquistou mais troféus europeus do que títulos de campeão nacional.

"Vamos tentar novamente na próxima semana, isso é mais importante", disse Nuno Espírito Santo, o português e a sua equipa continuam com fome de sucesso e concentrados:"Não vale a pena chamar-lhe o melhor desempenho, temos de nos concentrar na consistência."

Mas roubar aos ricos para dar aos pobres - por muito bonita que seja, esta velha lenda não faz sentido. O Forest está agora entre os ricos: em 2017, o empresário grego Evangelos Marinakis - também proprietário do Olympiacos - comprou o então clube da segunda divisão com a promessa de estabilidade a longo prazo e cumpriu-a financeiramente.

O Forest gastou uns insanos 182 milhões de euros em novas contratações para o seu regresso à Premier League em 2022, mais do que qualquer clube promovido alguma vez tinha gasto. No entanto, o Forest jogou inicialmente contra a despromoção, e só dois anos e várias centenas de milhões de euros em despesas de transferências mais tarde é que o plano deu frutos. Esta época, o Nottingham já derrotou por duas vezes o líder Liverpool FC e pode, por isso, sonhar com a subida à primeira divisão.

Pouco depois do espetáculo dos sete golos, o clube proporcionou a Webster e à sua família um momento muito especial. Como muitos meios de comunicação ingleses tinham noticiado a campanha de cerveja grátis, representantes do clube visitaram o pub e ofereceram a Webster uma camisola como recordação - com o número 7, claro.