Após sair de Old Trafford na sequência de um desentendimento com Erik ten Hag, Cristiano Ronaldo falou sobre a atualidade do Manchester United. O jogador do Al Nassr assumiu que a equipa precisa de uma reconstrução, mas que ainda assim deve focar-se na conquista de títulos.
Nesse sentido, deixou alguns apontamentos a Erik Ten Hag, que em julho disse que a sua equipa está "muito longe" de estar pronta para ganhar a Premier League, competição que não vence desde a última época de Alex Ferguson no comando, em 2013.
"O Manchester precisa de reconstruir tudo, na minha opinião", disse Ronaldo num episódio do podcast Rio Ferdinand Presents, que será lançado na quinta-feira.
"Eles dizem que não podem competir para ganhar a Premier League e a Liga dos Campeões. O treinador do Manchester United não pode dizer que não vai lutar para ganhar o campeonato ou a Liga dos Campeões. É preciso ser-se mentalmente capaz de dizer: 'Ouçam, talvez não tenhamos esse potencial, mas não posso dizer isso'. Vamos tentar. É preciso tentar", atirou.
Recorde-se que o Manchester United derrotou o Manchester City na final da Taça de Inglaterra em maio, mas teve a sua pior temporada na Premier League na época passada, terminando em oitavo lugar.
"Este clube precisa de tempo para se reconstruir porque ainda é um dos melhores clubes do mundo, mas precisa de mudar", disse Ronaldo.
"Eles entendem isso. Esta é a única maneira. Foi por isso que começaram a mudar a estrutura do clube, o presidente, as infra-estruturas, os donos do clube, tudo".
"Futuro brilhante"
O multimilionário britânico Jim Ratcliffe adquiriu uma participação minoritária do clube em fevereiro e, desde então, tem vindo a efetuar grandes mudanças na hierarquia do emblema de Manchester, depois de ter assumido o controlo das operações de futebol.
"Acredito que o futuro será brilhante. Acredito, mas não depende apenas dos talentos. É mais do que isso. É todo o clube, todos, não só os jogadores, o clube, tudo como uma unidade. Têm de se reconstruir a partir da base. Caso contrário, não podem competir. Será impossível", analisou.
Cinco vezes vencedor da Bola de Ouro, Ronaldo, que passou seis temporadas no United no início da carreira, marcou 27 golos em 54 jogos durante a sua segunda passagem por Old Trafford, depois de assinar pela Juventus em 2021.
Após a sua saída, pouco mais de um ano depois, afirmou que se sentia "traído", ao mesmo tempo que deixou críticas a Ten Hag: "Eu não tenho respeito por ele porque ele não mostra respeito por mim".
No entanto, o jogador de 39 anos disse que ainda ama o clube.
"Não estou contente com a forma como tudo aconteceu mas, da mesma forma, por vezes não podemos controlar alguns pontos da nossa vida, mas o que está feito, está feito", disse.
"Digo o que tenho a dizer e para mim está feito. Adoro o clube. Não sou o tipo de pessoa que esquece o passado", finalizou.