Siga o Manchester United - Newcastle com o Flashscore
Esta tarde, Amorim confirmou que Kobbie Mainoo está fora do jogo, tal como o capitão Bruno Fernandes, que deverá falhar todo o programa natalício.
Questionado sobre o desafio frente ao Newcastle com um plantel reduzido, o treinador do United começou por dizer: "Estou confiante de que podemos vencer qualquer jogo. É verdade que temos alguns problemas, mas acredito na equipa, mesmo sem muitos jogadores neste momento, acredito na equipa e acredito que podemos ganhar qualquer partida. Claro que é mais difícil, mas, volto a dizer, confio nos meus jogadores e, se estivermos realmente concentrados no jogo, podemos vencer."
Face aos problemas no meio-campo, Amorim deixou no ar que Jack Fletcher, depois de se ter estreado na derrota em Birmingham frente ao Aston Villa, poderá ter um papel mais relevante na sexta-feira à noite.
"Temos outros jogadores, talvez tenhamos de procurar formas diferentes de jogar. Acho que o Jack Fletcher fez um excelente trabalho e, por isso, quando surgem estas oportunidades, temos de dar espaço a jogadores como o Jack e aos outros."
Desenvolvendo sobre as estreias de Fletcher e Shea Lacey em Birmingham, Amorim afirmou: "São miúdos normais, são bons rapazes. O comportamento que demonstraram esta semana foi muito positivo. Não senti que estivessem diferentes só porque jogaram pelo Manchester United. Não, estão mesmo focados, estão a preparar-se para o jogo e acreditam que podem jogar. Isso é um bom sinal, portanto nada de diferente do que vi nas últimas semanas."
Amorim confirmou ainda que Harry Maguire e Matthijs de Ligt não vão a jogo.
"Continuamos a trabalhar com eles, mas não estão disponíveis para este. Vamos ver para o próximo", acrescentou.
Entretanto, sobre a lesão muscular de Bruno Fernandes, Amorim admitiu ter falado esta manhã ao plantel para abordar a ausência do capitão. O médio só deverá regressar na última semana de janeiro.
"É impossível substituir o Bruno, mas disse isso esta manhã à equipa. Acho que temos de tirar o lado positivo, se é que há um, que é o facto de muitos terem de assumir responsabilidades. Não se trata apenas da criação, em cada bola parada é ele quem organiza a equipa e isso é uma boa oportunidade para todos perceberem que não podemos depender de um só jogador para tudo. Por vezes dependemos do Bruno na organização, na criação. Perdemos o Bruno nas bolas paradas, perdemos o Bryan Mbeumo nessas situações, por isso isto é muito importante para a equipa, mas é uma oportunidade para outros jogadores assumirem e mostrarem a liderança de que precisamos na equipa."
Questionado sobre o que perdem em campo sem Fernandes, o treinador continuou: "Tudo. Tudo porque ele compreende todas as posições no relvado. Presta atenção a todos os detalhes. Em cada bola parada, quando há uma substituição, é sempre ele quem indica aos outros onde devem estar. Mas isto é uma excelente oportunidade para jogadores como o Licha, o Luke Shaw, todos estes. Precisamos de mais líderes a assumir porque isto pode acontecer ao Bruno, não é habitual, mas pode acontecer, por isso é uma grande oportunidade para os outros."
