Mais

Rumores de transferências: AC Milan quer Félix, Barcelona e outros tubarões atentos a Quenda

Quenda tem acumulado interesse fora do país
Quenda tem acumulado interesse fora do paísLUSA

O Tottenham procura reforços na defesa, Neymar e Santos é uma ideia romântica mas complicada e Geovany Quenda entra na lista do Barcelona. Eis algumas das principais notícias dos últimos dias do mercado de transferências, segundo o especialista em transferências, Rudy Galetti.

Confusão no Tottenham

O Tottenham está concentrado em reforçar a sua defesa depois de ter sofrido várias lesões na primeira metade da época. Um nome que está no radar do clube é o de Milan Skriniar, embora não seja a primeira opção. Pode vir a ser uma opção séria apenas se outros alvos não se concretizarem, provavelmente nos últimos dias da janela de transferências.

Outro nome na lista é Dávid Hancko, do Feyenoord, mas o clube neerlandês já deixou claro que não o venderá em janeiro. Embora uma transferência no verão possa ser possível, o Feyenoord não está atualmente disposto a negociar: de qualquer forma, a Juventus está em conversações com Hancko para uma transferência em junho, tendo quase convencido o jogador.

Skriniar não tem sido opção no PSG
Skriniar não tem sido opção no PSGFlashscore

Mais uma vez, o Tottenham também discutiu internamente Fikayo Tomori, embora o preço de 30 milhões de euros do AC Milan seja considerado demasiado elevado. Para o ataque, há talentos ofensivos como Tyler Dibling (Southampton), que também atraiu o interesse do Inter, e Facundo Buonanotte (Leicester).

A aposta do Tottenham na contratação de reforços reflete a necessidade de estabilizar a defesa para a segunda metade da época, com vários alvos em análise, embora ainda não tenha sido feita uma escolha definitiva.

Regresso de Neymar ao Santos ainda tem alguns obstáculos

Até ao momento, não há negociações entre Santos e Al Hilal por Neymar. O Santos manifestou recentemente interesse em trazer Neymar de volta para a segunda metade da temporada, mas apenas se estiver livre no mercado. Na verdade, o clube brasileiro não tem planos de pagar uma transferência ao Al Hilal, cujo contrato com Neymar vai até junho.

Embora Ney ache a ideia de voltar ao Brasil "romântica", ainda existem obstáculos significativos. A questão mais crítica é o dinheiro. O Al Hilal, apesar de ter excluído Neymar da inscrição na Liga Profissional Saudita nos últimos seis meses, quer mantê-lo por motivos de imagem e da Liga dos Campeões da Ásia. É por isso que o clube saudita não está disposto a rescindir o contrato e deixou claro que não vai cobrirá os mais de 50 milhões de euros restantes do seu salário se ele sair.

As últimas lesões de Neymar
As últimas lesões de NeymarFlashscore

Por outro lado, Neymar está determinado a não renunciar a nenhum dos ganhos contratuais: dadas estas posições contraditórias e o tempo limitado antes do fecho da janela de transferências, a transferência de Neymar para o Santos neste inverno parece altamente improvável. No entanto, a situação pode mudar no verão, quando Neymar se tornar um agente livre, abrindo a porta a um possível regresso ao Brasil.

Barcelona e outros tubarões de olho em Quenda

Há meses que o Barcelona tem estado atento a Geovany Quenda, do Sporting, incluindo-o na sua lista de futuros alvos. Apesar de não ter sido feita nenhuma proposta formal, o clube informou os leões do seu forte interesse e planeia monitorizá-lo de perto antes da janela de transferências de verão.

Quenda, um extremo-direito nato, demonstrou recentemente uma versatilidade impressionante ao jogar como extremo-esquerdo, obtendo desempenhos consistentes e tornando-se um dos jogadores mais destacados do Sporting esta época. A sua adaptabilidade e forma atraíram também a atenção de vários clubes da Premier League.

Não é esperada qualquer transferência em janeiro, uma vez que Quenda permanecerá no Sporting até ao final da época. No entanto, após o fecho da janela de transferências de inverno, são esperados novos contactos entre Jorge Mendes, agente de Quenda, e clubes como o Manchester City, Manchester United e Liverpool, que manifestaram interesse.

Com apenas 17 anos, Quenda fez recentemente história como o jogador mais jovem a estrear-se num dérbi de Lisboa pelo Sporting, ultrapassando os ícones Cristiano Ronaldo e Paulo Futre. Com a sua rápida ascensão e o crescente interesse de clubes de topo, espera-se que a primavera seja um período crucial para o futuro da talentosa estrela portuguesa.

AC Milan intensifica procura por Félix e não está sozinho

As negociações entre o Milan e o Chelsea estão centradas em João Félix, o principal alvo dos rossoneri. Solicitado diretamente pelo treinador Sérgio Conceição, que o conhece bem, Félix poderia chegar por empréstimo com opção de compra e Jorge Mendes, agente de ambos, poderia facilitar o negócio.

As últimas temporadas de Félix
As últimas temporadas de FélixFlashscore

No entanto, o Chelsea mantém-se firme, exigindo uma transferência permanente ou uma obrigação de compra, com conversações em curso para explorar opções. De qualquer forma, o interesse do AC Milan não se limita a Félix. O clube italiano também inquiriu sobre Ben Chilwell, que está fora dos planos do treinador Enzo Maresca.

O médio Carney Chukwuemeka, ainda avaliado em 35 milhões de euros, continua na mira do AC Milan, que procura reforços para o meio-campo. O avançado Christopher Nkunku está a ser considerado como um plano de reserva em caso de saída de Luka Jovic, e Tosin Adarabioyo é outra opção defensiva, uma vez que na defesa poderão existir saídas, como a de Strahinja Pavlovic, solicitado pelo Fenerbahçe.

Apesar de o Chelsea estar disposto a ceder jogadores que não estão nos seus planos, o clube inglês está a insistir em cláusulas de compra obrigatórias e não em simples empréstimos. Para já, os rossoneri dão prioridade a Félix, mas podem mudar o foco para outros alvos à medida que o prazo de transferências se aproxima, sobretudo se as saídas criarem espaço no plantel.

Postecoglou seguro no Tottenham... por enquanto

Até ao momento, o Tottenham Hotspur não tomou qualquer decisão sobre o despedimento do treinador Ange Postecoglou e não há qualquer movimento oficial antes do próximo jogo, apesar das recentes performances, especialmente na Premier League, terem sido desastrosas com apenas 1 empate e 5 derrotas nos últimos 6 jogos.

Esta tendência negativa tem levado alguns membros da hierarquia do Tottenham a fazer pressão para que Postecoglou seja despedido, no entanto, o presidente Daniel Levy e outros continuam a apoiar o treinador australiano. Os seus apoiantes acreditam que as lesões tiveram um impacto significativo nos resultados e preferem dar mais tempo a Postecoglou para dar a volta à situação antes de tomarem qualquer decisão drástica.

Apesar deste apoio, há pressão dentro do clube para reavaliar a situação se os resultados da equipa não melhorarem e os próximos jogos, contra o Hoffenheim na Liga Europa e especialmente contra o Leicester na Premier League, podem mudar drasticamente as coisas.