Mais

Rumores de transferências: Diomande no radar da Premier League, Newcastle atento a Portugal

Diomande continua no radar de Arsenal e Chelsea
Diomande continua no radar de Arsenal e ChelseaUlrik Pedersen/CSM / Shutterstock Editorial / Profimedia
Apesar dos últimos jogos conturbados, Ousmane Diomande, do Sporting, continua a chamar a atenção de clubes da Premiear League, o equatoriano Johan Martinez está a atrair as atenções dos principais clubes europeus e o Newcastle está a monitorizar vários avançados como potenciais substitutos de Alexander Isak. Eis algumas das principais notícias dos últimos dias do mercado de transferências, segundo o especialista em transferências Rudy Galetti.

Diomande continua a ser opção para a Premier League

Ousmane Diomande continua a ser um nome quente para o verão, com vários clubes europeus de topo a acompanharem de perto a sua situação. O Arsenal tem estado atento a Diomande nas últimas semanas: os Gunners apreciam as suas qualidades, mas consideram a cláusula de rescisão demasiado elevada. A sua avaliação interna sugere que um preço de cerca de 50 milhões de euros seria um montante justo a negociar, caso decidam avançar com a transferência.

Para já, o Arsenal ainda não tomou uma decisão definitiva e vai continuar a refletir sobre as suas opções. O Chelsea continua na corrida, tendo-o na lista há quase duas épocas. Os Blues continuam à procura de um defesa-central forte e Diomande está entre os nomes que já foram monitorizados no passado, sendo que também é valorizado por Enzo Maresca. Tal como o Arsenal, os Blues acreditam que a sua cláusula de rescisão de 80 milhões de euros pode ser negociada de forma significativa, podendo poupar uma quantia importante ao negociar diretamente com o Sporting.

Entretanto, outros clubes europeus também mostraram interesse e a equipa leonina está bem ciente da crescente concorrência. Por isso, o Sporting vai tentar manter-se firme na avaliação de Diomande, sabendo que há vários clubes na corrida.

Johan Martínez atrai grande interesse na Europa

Com apenas 15 anos de idade, Johan Martinez (2009) já está a causar sensação no mundo do futebol. O extremo equatoriano, atualmente a jogar nas camadas jovens do Independiente del Valle, chamou a atenção dos principais clubes europeus graças ao seu incrível talento e potencial. Martínez é um jogador dinâmico, capaz de usar os dois pés e o seu estilo de jogo lembra o de Ousmane Dembélé.

As suas prestações não passaram despercebidas. Os principais clubes da Premier League, Liverpool e Manchester City, bem como todas as equipas do City Football Group, estão a acompanhar de perto a sua evolução. O Brighton também o segue, assim como várias outras equipas da Bundesliga e da Serie A. Apesar da idade, Martinez já mostrou as qualidades necessárias para ter sucesso ao mais alto nível.

Os seus dribles, a sua velocidade e a sua capacidade técnica fazem dele uma das maiores promessas do futebol sul-americano. Nas próximas semanas, espera-se que os clubes da corrida continuem a acompanhar o seu progresso. Com tanto interesse de toda a Europa, parece ser apenas uma questão de tempo até que Martínez dê o grande salto na sua jovem carreira.

Clubes da Liga dos Campeões querem Liam Henderson

Liam Henderson está pronto para um verão agitado no mercado de transferências. O médio escocês, cujo contrato com o Empoli termina em junho, atraiu o interesse de vários clubes do Championship que lutam pela promoção à Premier League. Se conseguirem, Henderson é considerado no topo das suas listas como um valioso reforço como jogador livre. Mas Inglaterra não é a sua única opção.

Muitos clubes italianos também estão a segui-lo de perto e estão constantemente a falar com a sua comitiva, tentando passar à frente da concorrência, uma vez que o vêem como uma contratação inteligente e sem custos. Entretanto, as conversações para a renovação do contrato com o Empoli estão a avançar lentamente, tornando mais provável a sua saída no verão. No entanto, em janeiro, Henderson demonstrou o seu apego à camisola do Empoli, tendo rejeitado ofertas importantes de clubes da MLS, optando por ficar e ajudar o clube na luta para evitar a despromoção.

Agora, no entanto, o seu futuro continua incerto, com a escolha entre aterrar pela primeira vez na sua carreira na Premier League - caso os clubes interessados consigam a promoção - ou ficar em Itália e começar uma nova aventura noutro clube: a decisão está nas suas mãos.

Newcaste procura substituto para Isak em Portugal

O Newcastle está de olho em vários avançados, preparando-se para qualquer cenário em relação ao futuro de Alexander Isak. O atacante sueco é o principal alvo do Liverpool para o verão, mesmo que o Newcastle continue firme na sua posição: os Magpies querem mantê-lo e, por isso, estabeleceram um preço muito alto para avaliar as ofertas. No entanto, também estão a explorar alternativas em caso de saída.

Um dos nomes em análise é o de Liam Delap. O avançado do Ipswich Town tem impressionado esta época e tem atraído o interesse de vários clubes, incluindo o Liverpool, que o vê como um potencial substituto de Darwin. O Newcastle também está a considerar Delap como uma das suas opções em caso de saída de Isak. Viktor Gyokeres é outro alvo muito apreciado. Tal como Isak, é sueco e o Newcastle já estabeleceu contactos nas últimas semanas, embora a concorrência seja feroz. O Newcastle também está a acompanhar de perto Victor Boniface. O avançado do Bayer Leverkusen está a ser avaliado internamente e o clube está a acompanhar o seu desempenho antes de tomar uma decisão.

Outro nome no radar do clube é Samu. Chelsea e Tottenham estão entre os clubes interessados e o avançado do FC Porto já deixou claro que prefere disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada, portanto, o apuramento para a prova milionária seria necessário para convencê-lo.

Meret com futuro incerto

O futuro de Alex Meret continua incerto, uma vez que as negociações para um novo contrato com o Nápoles prosseguem a um ritmo lento. O atual contrato do guarda-redes italiano expira em junho e, até ao momento, não há um acordo claro para uma renovação. Apesar do seu estatuto de jogador livre iminente, apenas um clube mostrou interesse concreto até agora, o Inter de Milão.

Os nerazzurri fizeram as primeiras perguntas sobre a disponibilidade de Meret, mas não tomaram nenhuma medida oficial para contratá-lo. Os campeões italianos estão a manter as suas opções em aberto. Os campeões italianos estão a manter as suas opções em aberto, mas, de momento, ainda não fizeram uma oferta formal. Entretanto, apesar de muitas notícias, o Manchester United não está a considerar Meret como um alvo para reforçar o seu departamento de guarda-redes. O clube da Premier League não fez qualquer contacto relativamente a uma potencial transferência de Alex e está à procura de outros nomes como opções alternativas a André Onana.

Com o contrato a terminar, o futuro de Meret continua em aberto: de qualquer forma, se não houver progressos nas conversações de renovação com o Nápoles, poderá atrair mais atenção nas próximas semanas como uma opção valiosa a custo zero para clubes tanto em Itália como em toda a Europa.