Mais

Salah, estrela do Liverpool, oferece-se ao Barcelona com "proposta avançada" em cima da mesa

Salah, estrela do Liverpool, está em final de contrato
Salah, estrela do Liverpool, está em final de contratoMI News/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia
O extremo do Liverpool, Mohamed Salah, terá feito esta semana uma proposta ao gigante espanhol Barcelona, numa altura em que o seu contrato com o emblema inglês está a terminar.

De acordo com o Diario Sport, o jogador de 32 anos, que marcou 27 golos e fez 17 assistências em apenas 29 jogos na Premier League, quer mudar-se para a La Liga. Salah já recebeu uma proposta do Al Hilal, da Liga Saudita, no valor de 50 milhões de euros por época, mas optou por ficar até ao final da temporada, enquanto o Liverpool persegue o título em Inglaterra.

O jornal espanhol afirma que Salah "ofereceu-se" ao Barcelona, na sequência de contactos entre as duas partes no final do ano passado, e acrescenta que uma "oferta avançada" do Barcelona continua em cima da mesa.

No entanto, Salah teria de aceitar uma redução significativa do seu atual salário, de 15 milhões de libras por ano no Liverpool, para que o clube pudesse cumprir as regras financeiras da LaLiga, o que poderia ser um obstáculo.

Com Lamine Yamal a ocupar o lugar de extremo-direito, é difícil perceber onde é que Salah se encaixaria nos planos do treinador Hansi Flick. O clube ainda está em conversações com a liga sobre o registo de Dani Olmo e Pau Victor, uma vez que luta para cumprir as rigorosas regras financeiras que continua a não cumprir.

Salah, cujo contrato poderá já ter de ser rescindido, poderá ser desencorajado por esta situação e voltar-se para a Arábia Saudita, onde o dinheiro é quase ilimitado para um jogador do seu calibre.

O treinador Arne Slot disse que o clube "quer prolongar o seu contrato" e, embora o jogador tenha parecido feliz nas últimas semanas, enquanto os Reds lutam pelo título, não se chegou a um acordo, o que sugere que as conversações foram difíceis. O Liverpool não consegue satisfazer as exigências salariais de outros clubes de topo, especialmente da Arábia Saudita. Salah tem agora 32 anos e, apesar de continuar a desafiar as probabilidades da sua idade, não pode ignorar que a sua carreira vai terminar nos próximos anos.

A forma de Salah faz dele um alvo de topo para várias equipas este verão, é raro ter um candidato à Bola de Ouro disponível gratuitamente e as equipas de topo vão apressar-se a chamar a sua atenção assim que a época terminar. Virgil van Dijk e Trent Alexander-Arnold também devem deixar o clube neste verão, e o Real Madrid espera contratar o lateral, que parece destinado a juntar-se ao companheiro de seleção inglesa, Jude Bellingham. Não se sabe ao certo qual o futuro destes jogadores e se poderão assinar novos contratos com o líder do campeonato inglês, o que tem sido uma grande dor de cabeça, tanto para o clube como para os adeptos.

O que é certo é que, se o Liverpool não conseguir manter o talentoso trio, Arne Slot terá de reconstruir e usar o dinheiro poupado nas duas últimas janelas de transferências para garantir os jogadores necessários para preencher os buracos que Salah, Van Dijk e Alexander-Arnold deixarão para trás.

O clube já foi associado a uma série de jogadores, incluindo Milos Kerkez, do Bournemouth, e Alexander Isak, do Newcastle, e é certo que haverá mais rumores nos próximos meses, à medida que Slot se prepara para a próxima época.