Na Catalunha, Savinho tornou-se uma celebridade em apenas uma temporada. Aos 19 anos, marcou nove golos no Campeonato Espanhol, fez dez assistências e ajudou o Girona a conquistar um sensacional terceiro lugar na LaLiga. Durante a sua surpreendente campanha, o treinador Michel referiu-se a ele, mais do que uma vez, como o maior talento a correr nos relvados espanhóis.
"Sei que é presunçoso dizer isso, mas, no mano a mano, só Vinícius Júnior é igual a ele", declarou.
"Se tirarmos da comparação o Jude Bellingham, que toda a gente conhece há muito tempo, o Savinho é o melhor jogador jovem da liga", disse o treinador noutra ocasião.
O habilidoso brasileiro chegou ao Girona depois de um ano de sofrimento no PSV Eindhoven. Emprestado pelo Troyes, de França, disputou apenas seis partidas no campeonato neerlandês. Não marcou nenhum golo e passou a maior parte do tempo nas equipas jovens.
O jogador chegou ao Troyes, que, tal como o Manchester City e o Girona, faz parte do City Football Group, no verão de 2022, vindo do Mineiro, do Brasil. Ironicamente, porém, nunca chegou a vestir a camisola azul do clube francês.
Depois de uma passagem fracassada pelo PSV Eindhoven, o jogador foi emprestado com sucesso ao Girona e, em seguida, transferido para o topo da pirâmide do CFG, o Manchester City. Savinho é o primeiro futebolista de sempre a passar por este sistema de formação e o seu exemplo mostrou como a cooperação é benéfica para todos os membros do grupo.
O Troyes ganhou 19 milhões de euros com o jovem brasileiro, o Girona está a disputar a Liga dos Campeões graças a ele e o Manchester City adquiriu um dos maiores talentos do mundo por uma fração do valor de mercado.
Durante muito tempo, porém, Savinho parecia ter congelado os pés no frio do norte da Inglaterra. A leveza dos seus movimentos tinha desaparecido e, à medida que a crise dos Citizens avançava, Savinho foi perdendo espaço na hierarquia da equipa.
Mas o último jogo do ano mostrou do que o brasileiro de apenas 20 anos é capaz. À semelhança do que aconteceu no ano passado no Girona, Savinho levou os ingleses às costas com um golo e uma assistência, ajudando-os a vencer o Leicester por 2-0.
O jogo de domingo foi apenas um acaso, ou Savinho mostrou que pode ser um líder mesmo numa equipa como o Manchester City? ECertamente tem a determinação para ser um.
"Não sejamos brandos com ele. Desde pequeno que ele gosta de trabalhar na quinta da avó em vez de tirar férias caras", recordou a mãe sobre a infância do jovem futebolista.
Os próximos meses mostrarão se a formação na fazenda da família será suficiente. O trabalho árduo certamente não será perdido em campo.