Sean Dyche foi despedido poucas horas antes do jogo da Taça de Inglaterra com o Peterborough, na passada quinta-feira, pelos novos proprietários do Everton, The Friedkin Group, com o clube de Liverpool apenas um ponto acima da zona de despromoção da Premier League.
Dois dias depois, David Moyes voltou a ser o treinador do Everton, tendo o escocês ocupado o cargo em Goodison Park, de 2002 a 2013.
Dyche, numa declaração emitida pela Associação de Treinadores da Liga, disse: "Foi uma honra dirigir o Everton, um clube de futebol com um património significativo e um enorme número de adeptos em Liverpool e em todo o mundo, durante um dos períodos mais difíceis da sua história".
"Apesar dos desafios que enfrentámos, quis garantir que a narrativa do clube se centrasse na direção positiva que irá tomar no futuro e que a equipa se pudesse concentrar em competir na Premier League no presente", continuou.
O inglês de 53 anos, que agradeceu o apoio da equipa técnica, dos jogadores e dos adeptos do Everton, acrescentou: "Chegou o momento certo para deixar o clube, com a equipa em boa forma".
"David (Moyes) é um treinador por quem tenho grande respeito e acredito que ele e a sua equipa ajudarão a impulsionar o clube novamente e a construir a base estável que implementámos nos últimos dois anos".
Dyche assumiu o comando do Everton em janeiro de 2023, após quase 10 anos como treinador do Burnley. O Everton, sempre presente na primeira divisão do futebol inglês desde 1954, sobreviveu à despromoção no final da época 2022/23 por apenas dois pontos.
O clube também superou uma penalização de oito pontos por violar as regras de rentabilidade e sustentabilidade da liga para terminar em 15.º lugar na época passada.
"Desejo as maiores felicidades a todos, incluindo aos novos proprietários, que espero que levem o clube para o próximo nível e que alcancem o sucesso que todos os jogadores do Everton desejam. O meu papel como guardião foi cumprido e terei sempre muito orgulho nisso", finalizou.
O treinador dos sub-18, Leighton Baines, e o capitão do clube, Seamus Coleman, foram os responsáveis pelo confronto com o Peterborough, que o Everton venceu por 2-0.
O primeiro jogo de Moyes na sua segunda passagem pelo comando técnico é para a Premier League, em casa do Aston Villa, esta quarta-feira.