Já não é segredo para ninguém que Alexander Isak está a tentar forçar uma transferência para fora do Newcastle. O sueco não viajou com o plantel para a digressão de pré-época na Ásia e, desde que a equipa regressou a Inglaterra, tem treinado à parte do resto do plantel.
Os meios de comunicação ingleses afirmam que o avançado "entrou em greve" para fazer avançar uma venda que o levaria para o Liverpool, que viu uma proposta significativa ser rejeitada pelo Newcastle. Além disso, o The Athletic afirma que Isak decidiu não voltar a jogar com a camisola preta e branca.
O selecionador da seleção sueca, Jon Dahl Tomasson, teve uma longa carreira como jogador ao mais alto nível e passou uma época (1997-1998) no Newcastle durante a sua carreira. O dinamarquês é cuidadoso quando responde a perguntas sobre a sua opinião sobre as ações de Isak.
"Antes de mais nada, Alex é um jogador extremamente profissional. Tem um caráter e uma personalidade fantásticos. Falei muito com ele durante este período", diz Dahl Tomasson ao Fotbollskanalen.se.

"Estas situações são bastante complexas. São ambientes extremamente complexos em que os jogadores atuam. Tenho a certeza de que tudo acabará por se resolver, mas é preciso conhecer o quadro completo antes de tirar conclusões".
"Não creio que o saibamos (o quadro completo). Eu também não conheço o quadro completo. É normal, porque há muita política num clube de futebol. Mas uma coisa é certa: Alex é um tipo fantástico e muito profissional."
Tomasson acrescenta: "Devemos ter muito cuidado ao tirar conclusões porque não conhecemos o panorama geral".
Isak não jogou nem treinou com a equipa desde o final da época passada. O avançado não participou no empate (0-0) contra o Aston Villa na estreia do Newcastle na Premier League, no sábado passado, e, pelo que parece agora, não está muito perto de voltar a jogar, independentemente do clube onde irá alinhar esta temporada.
Ao mesmo tempo, Jon Dahl Tomasson irá em breve divulgar a convocatória para o primeiro jogo de qualificação para o Mundial, contra a Eslovénia, a 5 de setembro, e há dúvidas sobre se Isak estará apto.
"Há tempo. Ele é um profissional e sei que treinou. Claro que não treinou com uma equipa e não disputou jogos. Vamos esperar para ver. Vamos ter uma boa conversa, eu e o Alex, e espero que ele volte a treinar com a equipa em breve".