Mais

Sesko também deixa a Alemanha: estará a Bundesliga em crise?

Benjamin Sesko
Benjamin SeskoMATT MCNULTY / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

A Bundesliga perdeu mais uma estrela neste mercado de verão. As referências são cada vez menos e deixam no ar a questão: será que a Bundesliga está em crise?

Benjamin Sesko riu-se para todas as câmaras no "Teatro dos Sonhos", com a rosa tatuada no pescoço a saltar para cima e para baixo. A estrela do RB Leipzig assinou pelo Manchester United por 76,5 milhões de euros - poucas horas depois, já estava a acenar aos adeptos de Old Trafford que depositaram tanta esperança nele.

A Bundesliga perde as suas caras

A Bundesliga fica, como tantas vezes acontece, com muito dinheiro e, para já, sem substituto. A Premier League está a gastar somas que outrora seriam impensáveis e a comprar mais uma estrela "em formação". Ou, pelo menos, a esperança de uma.

Depois de Florian Wirtz, que passou do Bayer Leverkusen para o Liverpool FC por 125 milhões de euros, depois de Hugo Ekitiké, que também foi do Eintracht Frankfurt para Anfield Road por 95 milhões. Há rumores de que Xavi Simons (Leipzig) está prestes a ser transferido para o Chelsea FC.

Thomas Müller (atual Vancouver Whitecaps) é outro caso, tal como Leroy Sané (Galatasaray) ou Granit Xhaka (AFC Sunderland), mas também eram caras da Bundesliga. São cada vez menos. Harry Kane, Manuel Neuer, Jamal Musiala. Quem mais?

Ainda uma liga de desenvolvimento

Pelo menos não Benjamin Sesko, que talvez pudesse ter-se tornado um. O avançado esloveno não esteve presente na equipa do United contra a Fiorentina no sábado, mas foi certamente o centro das atenções. "Ele tem o caráter de que precisamos. É um jogador que até temos de impedir que trabalhe", afirmou o seu novo treinador, Rúben Amorim. A equipa de redes sociais do United produziu conteúdos em abundância.

O Leipzig fez o mesmo que fez com Josko Gvardiol em 2023 (90 milhões/Manchester City). O dinheiro "desempenhou naturalmente um papel importante", afirmou o diretor desportivo Marcel Schäfer. Sesko é uma perda tanto em termos desportivos como pessoais, mas: "É um pouco orgulhoso ter desenvolvido o próximo jogador para a Premier League e um dos maiores clubes do mundo".

A Bundesliga como uma liga de desenvolvimento. E sim, um jovem avançado com potencial, que disputou 87 jogos oficiais e marcou 39 golos em dois anos no RB Leipzig, está atualmente a custar 85 milhões de euros no mercado, assumindo que os bónus habituais se aplicam. A Premier League compra desempenho - mas também compra fantasia. Esta é outra razão pela qual o Estugarda nem sequer quis discutir pessoalmente com os representantes do FC Bayern uma oferta de 50 milhões de euros por Nick Woltemade.

Reconstrução em vez de liga de topo

O Newcastle United também mostrou recentemente interesse em Sesko, que poderia ter jogado na Liga dos Campeões. No entanto, Sesko decidiu-se pelo caso problemático do Manchester United: após a pior época dos últimos 51 anos, fará parte do processo de reestruturação e reconstrução.

"A história do Manchester United é obviamente algo muito especial", disse o jovem de 22 anos, "mas o que realmente me entusiasma é o futuro". Isto é do agrado dos adeptos, que lamentam eternamente os grandes dias em que David Beckham e Ryan Giggs conquistaram a Europa - como na lendária final da Liga dos Campeões contra o Bayern em 1999. "Está tudo pronto para que o United volte a competir pelos maiores troféus em breve", prometeu Sesko. O seu contrato termina em 2030.