O início de época tem sido difícil para o treinador dos Magpies e, depois de ter sofrido a quinta derrota da época, com o Brentford, no sábado, muitos questionaram o seu papel no clube.
Mas Shearer escreveu na sua coluna no The Athletic sobre o seu respeito por Howe, devido ao seu sucesso nos últimos anos, com um plantel que sempre foi muito limitado em tamanho e qualidade.
"Não tenho quaisquer dúvidas de que Howe continua a ser o homem certo para o Newcastle. Ele pode e deve levar a equipa para a frente. Depois do que fez, não só afastando a equipa da despromoção e depois diretamente para a Liga dos Campeões, mas também na forma como estabeleceu padrões e construiu uma identidade, merece tempo e paciência", defendeu Alan Shearer.
"Ele precisa de apoio porque essa identidade está a esbater-se. Não me parece que haja vontade - ou dinheiro - para fazer uma mudança", acrescentou.
Há rumores de que Eddie Howe poderá ser demitido se a forma do clube não começar a melhorar. No entanto, Shearer admite que os adeptos terão uma opinião diferente depois de algumas vitórias e de uma posição mais alta na liga do que a atual, em 12.º lugar.
"Dêem 10 dias e três vitórias brilhantes e eu estarei a cantar uma música diferente, mas, do jeito que as coisas estão, parece que a inconsistência está presente. Por muito bons que se julguem, os jogadores têm de correr até à exaustão todos os jogos. Howe tem de encontrar uma forma de ultrapassar o Leicester e o Brentford, porque isso mantém a época viva e acalma o ruído", defendeu Alan Shearer.