O egípcio de 32 anos está a viver a melhor época da sua carreira, com 25 golos na Premier League, enquanto o Liverpool se aproxima do título. Os reds estão também na final da Taça da Liga e são um dos favoritos à conquista da Liga dos Campeões, depois de terem terminado em primeiro lugar a fase de grupos alargada.
Nenhum jogador africano ganhou a Bola de Ouro desde George Weah, em 1995, e nenhum jogador do Liverpool ganhou o prémio individual mais importante do futebol desde Michael Owen, em 2001, desde então apenas duas vezes foi atribuído a um jogador de um clube inglês.
A incrível forma de Salah colocou-o na corrida para seguir Cristiano Ronaldo (Manchester United) em 2008 e Rodri do Manchester City no ano passado.
"É bom que Mo esteja na discussão, porque significa que ele está a ir bem e nós estamos a ir bem, mas para que ele continue nessa discussão deve ter o mesmo desempenho que tem tido nos últimos sete ou oito meses", disse Slot aos jornalistas antes do jogo de quarta-feira em casa com o Newcastle United.
"Penso que, em geral, quem ganha a Bola de Ouro também precisa de ganhar alguma coisa, por isso é um grande desafio que temos pela frente e que ele tem pela frente. Penso que é isso que é preciso para termos uma hipótese de ganhar alguma coisa e se nós, como equipa, conseguirmos ganhar alguma coisa, ele terá muito mais hipóteses de ganhar a Bola de Ouro", completou.
Salah, que ainda não acordou uma extensão de contrato para além da presente temporada, marcou 30 golos em todas as competições esta época, a quinta vez que atingiu esse número desde que se juntou ao Liverpool vindo da AS Roma em 2017.
Marcou um golo e deu assistência para outro na vitória por 0-2 sobre o Manchester City, no domingo, que colocou o Liverpool com 11 pontos de vantagem sobre o Arsenal, depois de ter disputado mais um jogo
Enquanto alguns sugeriram que a corrida ao título terminou, Slot mantém-se cauteloso e sabe que o quinto classificado Newcastle, que também enfrenta na final da Taça da Liga no próximo mês, é perigoso, especialmente com o avançado em forma Alexander Isak.
"É um eufemismo dizer que ele está em boa forma, está em excelente forma", disse Slot sobre o sueco. "O desempenho da nossa equipa vai ajudar a controlá-lo. Quanto mais posse de bola tivermos, mais poderemos controlá-lo, embora ele seja perigoso nos contra-ataques".
"Temos dois defesas-centrais muito bons, que é o que é preciso quando se enfrenta a qualidade de Isak. Gosto do estilo de jogo que Eddie Howe introduziu, uma equipa que tem um plano de jogo muito bom, muito intensa com ou sem bola", atirou.
Slot, que pode conquistar o triplete na sua primeira época, disse que não há hipótese de os seus jogadores ficarem complacentes.
"Acho que não preciso nem passar essa mensagem. Estes jogadores estão há tanto tempo nesta competição, muito mais tempo do que eu, que sabem como é difícil", disse.