A equipa de Slot foi abalada pelo golo de Chris Wood, aos oito minutos, no vibrante City Ground. Mas Jota saiu do banco para dar o melhor seguimento ao canto de Kostas Tsimikas, apenas 20 segundos depois de Slot ter colocado a dupla em campo, aos 66 minutos.
Apesar de o Liverpool ter tido dificuldades em lidar com a intensidade e a defesa sólida do Forest até ao golo de Jota, o clube procurou a vitória na fase final. Foi necessária uma série de defesas soberbas do guarda-redes do Forest, Matz Sels, e um alívio sobre a linha de golo de Ola Aina para garantir o empate à equipa de Nuno Espírito Santo.
"O guarda-redes deles teve de fazer algumas defesas incríveis, mas os defesas também fizeram bons bloqueios em algumas oportunidades. Bloquearam quase todos os remates. Não podia ter pedido mais. A segunda parte foi extraordinária. Não há muitas equipas que consigam criar tantas oportunidades contra um adversário tão forte defensivamente. Infelizmente, não conseguimos fazer o segundo", afirmou Slot.
Foi um jogo emocionante que recordou a época dourada em que o Liverpool e o Forest venceram cinco Taças dos Campeões Europeus entre si, de 1977 a 1981. Os dois clubes também foram campeões ingleses durante esse período e, embora seja improvável que o Forest imite a era de Brian Clough, a exibição tenaz indicou que uma disputa pelo título não está fora de alcance.
O Forest já tinha vencido o Liverpool por 0-1, em Anfield, em setembro - a única derrota do líder em 20 jogos na Premier League.
"Fomos definitivamente melhores do que na última vez em que jogámos contra eles. Também não era difícil. Naquela ocasião, não criamos muito, hoje criamos. É muito, muito difícil para qualquer equipa criar aqui. E, às vezes, era uma oportunidade atrás da outra. Ganhar jogos na segunda metade da época é mais difícil do que na primeira. As equipas habituam-se a jogar contra nós e melhoram, podem até trazer novos jogadores ou um novo treinador, e lutam por cada ponto", explicou.
Em busca do primeiro título inglês desde 2020, o Liverpool continua a controlar o seu próprio destino. O Arsenal pode reduzir a diferença para os Reds para quatro pontos com uma vitória contra o Tottenham esta quarta-feira, mas o Liverpool terá um jogo a menos e Slot não vê motivos para pânico após dois empates consecutivos no campeonato.
"O facto de termos recuperado de desvantagem mostra o carácter e a qualidade da equipa. Não devemos adquirir o hábito de não receber o que merecemos, porque isso aconteceu contra o Tottenham e aconteceu hoje", apontou.