Van Dijk falhou a vitória dos Reds sobre o Aston Villa por 3-0 , no passado domingo, como parte da suspensão de um jogo por cartão vermelho, que recebeu devido a uma falta sobre Alexander Isak, do Newcastle, na primeira parte desse encontro.
O defesa-central holandês foi depois acusado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) de ter usado linguagem abusiva para com o árbitro John Brooks e o quarto árbitro Craig Pawson antes de deixar o relvado. Van Dijk admitiu os atos e vai falhar o próximo jogo do Liverpool contra o Wolves, a 16 de setembro, no regresso da Premier League após a pausa internacional.
Um comunicado da Federação Inglesa de Futebol (FA) na sexta-feira dizia o seguinte:
"Virgil van Dijk foi suspenso por um jogo e multado em 100.000 libras (116 mil euros) por ter violado a regra E3.1 da FA durante o jogo do Liverpool contra o Newcastle United, a contar para a Premier League, no domingo, 27 de agosto. O defesa admitiu ter agido de forma imprópria e ter usado palavras abusivas e insultuosas para com um árbitro do jogo, depois de ter sido expulso aos 29 minutos, e as sanções foram posteriormente impostas por uma Comissão Reguladora independente", pode ler-se.
Van Dijk está atualmente ao serviço da seleção dos Países Baixos e jogou os 90 minutos na vitória da sua equipa por 3-0 contra a Grécia na quinta-feira.
No início da semana, disse aos jornalistas que o incidente em Newcastle "não era típico" do seu carácter e que já está ansioso por regressar ao Liverpool.