Mais

Tomas Rosicky em exclusivo ao Flashscore: "Não tenho qualquer proposta para trabalhar no Arsenal"

Tomas Rosicky é o diretor desportivo do Sparta Praga desde 2018
Tomas Rosicky é o diretor desportivo do Sparta Praga desde 2018Alexander Scheuber / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O diretor desportivo do Sparta de Praga, Tomas Rosicky, não deverá mudar de funções tão cedo, apesar de ter sido associado ao mesmo cargo no antigo clube Arsenal.

Numa entrevista exclusiva ao podcast Livesport Daily do Flashscore, Rosicky admitiu que foi uma honra ser associado ao cargo no Emirates Stadium, mas que não recebeu qualquer proposta para o assumir após a saída de Edu no verão.

Desde então, Jason Ayto ocupou o cargo e, de acordo com o The Athletic, é um dos candidatos que estão a ser apontados para o cargo. Outros candidatos incluem o ex-diretor desportivo do Manchester United, Dan Ashworth, mas Rosicky, que lidera o lado desportivo do Sparta Praga desde 2018, é um candidato externo ao cargo.

Em declarações ao podcast, explicou: "A realidade é, pode dizer-se, simples. A minha ligação ao Arsenal é natural, porque passei lá dez anos. E, durante esse tempo, cria-se um laço muito forte. Tenho-o com o Arsenal e com o Sparta, são dois clubes que adoro. Só o facto de estar presente em alguns pensamentos da direção do Arsenal é uma honra para mim. Mas não tenho qualquer proposta para ir trabalhar para o Arsenal."

O antigo internacional checo passou 10 anos como jogador dos Gunners, tendo feito 246 jogos em todas as competições e marcado 28 golos. Durante esse tempo, jogou com o atual treinador Mikel Arteta e os dois têm falado intermitentemente depois do que ele descreve como um "grande momento" juntos como companheiros de equipa.

"O Mikel e eu jogámos juntos durante quase cinco anos, mas não posso dizer que somos amigos e que nos mantivemos em contacto, não é esse o caso. Fomos bons colegas de equipa e penso que, sempre que nos vemos, estamos felizes. Já não vou ao Arsenal há muito tempo, mas na minha última visita passámos muito tempo juntos. Mas não é que nos telefonemos um ao outro".

A tendência para os médios se tornarem treinadores eficazes ao mais alto nível tem crescido nos últimos anos, com o aparecimento de Arteta no Arsenal e Xabi Alonso no Bayer Leverkusen. Rosicky acredita que esse tipo de jogador tem uma vantagem quando sai do campo para o banco de suplentes.

O ex-jogador do Borussia Dortmund disse: "Pode haver uma ligação clara entre eles. Arteta, Xavi, Xabi Alonso do Leverkusen, Guardiola... Sobretudo estes quatro. Jogaram no lugar mais estratégico do campo, de onde se vê tudo o que está à frente e tudo o que está atrás... As situações que eles viveram, os ângulos que vêem, como se deve jogar entre linhas, como se deve colocar o corpo, para que pé se passa, são estes os pormenores que eles vão exigir aos seus jogadores. Eles experimentaram-no em campo. Isso pode ter um papel importante no sucesso dos seus treinadores. Têm a vantagem de viverem certas situações diretamente no campo e de as transmitirem aos jogadores."

Sob o comando de Rosicky, o Sparta de Praga conquistou o título de campeão checo pela primeira vez em nove anos, em 2023, e um ano mais tarde voltou a vencer o campeonato pela segunda vez consecutiva.

Este ano, o Sparta Praga está longe do ritmo do rival Slavia Praga e ocupa atualmente o terceiro lugar da classificação.