Tottenham escolheu Igor Tudor como interino até ao final da época

Igor Tudor foi treinador da Juventus até ser despedido em outubro passado
Igor Tudor foi treinador da Juventus até ser despedido em outubro passadoISABELLA BONOTTO / AFP

O Tottenham está prestes a contratar Igor Tudor como treinador interino até ao final da época, após o despedimento de Thomas Frank, segundo avançaram vários meios de comunicação esta sexta-feira.

Tudor terá chegado a um acordo verbal com o Tottenham, que deverá oficializar o negócio em breve. O técnico de 47 anos foi despedido da Juventus em outubro, depois de uma série de oito jogos sem vencer, que deixou o clube italiano a lutar pelo oitavo lugar na Serie A.

O antigo internacional croata já orientou também a Lazio, o Marselha, o Verona, o Hajduk Split, o Galatasaray e a Udinese.

Na Juventus, Tudor herdou uma equipa que estava fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões já numa fase avançada da época 2024/25, mas conseguiu levá-la ao quarto lugar, perdendo apenas um dos primeiros 11 jogos ao comando. Assim que a  nomeação for confirmada, o antigo defesa terá como missão limpar o caos deixado por Frank, que foi despedido na quarta-feira após a derrota por 2-1 frente ao Newcastle 24 horas antes.

O Tottenham encontra-se apenas cinco pontos acima da zona de despromoção da Premier League.

Frank, contratado ao Brentford no ano passado após a saída de Ange Postecoglou, acabou por pagar o preço de uma série negativa de apenas duas vitórias em 17 jogos da Liga. Os jogadores do Tottenham receberam folga até segunda-feira, uma vez que o clube não tem jogo no fim de semana após a eliminação da Taça de Inglaterra em janeiro.

Espera-se que Tudor já esteja em funções quando o plantel regressar aos treinos.

A classificação do Tottenham
A classificação do TottenhamFlashscore

A escolha de um treinador temporário segue o exemplo do Manchester United, que nomeou Michael Carrick até ao final da época após despedir Ruben Amorim. O Tottenham também foi associado ao antigo treinador do Borussia Dortmund, Edin Terzic, e ao ex-técnico do Leipzig, Marco Rose, antes de surgirem notícias sobre o acordo com Tudor.

Entre os candidatos ao cargo permanente no Tottenham deverá estar o antigo treinador Mauricio Pochettino, depois dos seus compromissos com os Estados Unidos no Mundial em junho e julho.

O próximo jogo do Tottenham é o dérbi do norte de Londres, em casa, frente ao líder da Premier League, o Arsenal, a 22 de fevereiro.