Mais

Três pontos de discussão da Premier League: Grande fim de semana na luta pelo título e o sonho do Bournemouth

Darwin Núñez, do Liverpool, celebra o seu segundo golo contra o Brentford
Darwin Núñez, do Liverpool, celebra o seu segundo golo contra o BrentfordČTK / imago sportfotodienst / Alfie Cosgrove/News Images / Profimedia
O Liverpool aumentou a vantagem na liderança da Premier League de forma dramática, com dois golos tardios de Darwin Nunez a derrotarem o Brentford, enquanto o Arsenal tropeçou em casa contra o Aston Villa.

No outro extremo da tabela, o Manchester United e o Tottenham estão a olhar para a zona de despromoção, depois de derrotas desastrosas no domingo. O Bournemouth interrompeu a série de vitórias do Newcastle, que se prepara para disputar pela primeira vez uma competição europeia na próxima temporada.

A classificação da Premier League
A classificação da Premier LeagueFlashscore

A AFP Sport analisa os três pontos mais importantes do fim de semana:

Sábado sísmico na luta pelo título

Após os 90 minutos de jogo no Gtech Community Stadium, parecia que o Arsenal poderia ficar a dois pontos do Liverpool com a vitória sobre o Villa. Contudo os Reds conseguiram uma vitória por 2-0 e a vantagem era de seis pontos, com um jogo a menos.

O muito criticado Núñez caiu na hierarquia sob o comando de Arne Slot. Mas o atacante uruguaio dobrou a contagem de golos na Premier League esta temporada ao bisar nos acréscimos, evitando que o Liverpool perdesse pontos pelo terceiro jogo consecutivo.

O Arsenal ainda deveria ter reduzido a vantagem do líder para quatro, estava a vencer o Aston Villa por 2-0 no Emirates Stadium. No entanto, uma defesa incaracterística e desleixada custou aos Gunners, já que Youri Tielemans e Ollie Watkins garantiram um ponto para os visitantes em um grande dia na corrida pelo título.

O Nottingham Forest ainda pode sonhar com a luta pelo título.

A vitória por 3-2 sobre o Southampton no domingo deixou a equipe de Nuno Espírito Santo empatada com o segundo colocado Arsenal. Mas é improvável que o terceiro classificado Forest consiga se manter no topo, deixando o Liverpool perto de conquistar apenas o segundo título da liga em 35 anos.

O pior Manchester United da história

Ruben Amorim resumiu o triste estado do Manchester United ao classificar a sua equipa como a pior da história do clube.

Num dia emotivo em Old Trafford, o United prestou homenagem a um dos seus maiores craques de sempre, Denis Law. A claque da equipa da casa assistiu a mais um exemplo da queda do United, quando o Brighton conquistou a terceira vitória consecutiva no Teatro dos Sonhos, onde nunca havia vencido até 2022.

"Somos a pior equipa talvez da história do Manchester United", disse Amorim. "Estou a dizer isto porque temos de o reconhecer e de o mudar".

O treinador português venceu apenas três dos 11 jogos do campeonato desde que assumiu o comando em novembro.

"Toda a gente aqui está a ter um desempenho fraco", acrescentou Amorim. "É inaceitável perder tantos jogos, para qualquer clube da Premier League, imagine o Manchester United."

Os últimos jogos do Manchester United
Os últimos jogos do Manchester UnitedFlashscore

O Tottenham está dois lugares abaixo do United na tabela, em 15.º, depois de uma derrota por 3-2 no Everton.

No entanto, a luta dos três clubes promovidos parece destinada a salvar os dois gigantes caídos de uma luta contra a despromoção.

A classificação do Tottenham
A classificação do TottenhamFlashscore

O Southampton está a caminho de se tornar a pior equipa da história da Premier League, com seis pontos em 22 jogos. O Leicester perdeu sete jogos consecutivos no campeonato, enquanto o Ipswich foi goleado por 6 a 0 pelo rejuvenescido Manchester City no domingo.

Bournemouth sonha alto

O Manchester City voltou a ficar entre os quatro primeiros, mas apenas cinco pontos separam o campeão do Fulham, em 10.º lugar. O Bournemouth está entre os que lutam por uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada, graças a uma série invicta de 10 jogos na primeira divisão.

A série de nove vitórias consecutivas do Newcastle foi interrompida com três golos de Justin Kluivert, que ajudou os Cherries a vencerem por 4-1.

"Estamos aqui para deixar uma boa impressão", disse Kluivert, que marcou mais golos na Premier League em St. James' Park numa tarde do que o seu pai Patrick conseguiu numa temporada inteira no Newcastle em 2004/05: "Por que não sonhar alto e ver onde podemos chegar?".