Trpišovský apontado como a melhor solução para dar a volta ao Crystal Palace

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Trpišovský apontado como a melhor solução para dar a volta ao Crystal Palace

Trpišovský seria uma escolha adequada para o Crystal Palace
Trpišovský seria uma escolha adequada para o Crystal PalaceProfimedia
Ainda não há muito tempo, os rumores sobre Henry Trpišovský (47 anos) e a sua transferência para o Southampton voaram pela plataforma X, antigo Twitter. Embora isso não esteja a acontecer agora, o famoso portal The Athletic está bem ciente disso. E o treinador seria uma boa opção para o Crystal Palace, uma equipa que faz parte da Premier League, ao contrário dos Saints, que estão na segunda divisão.

Janeiro pode não ser, estatisticamente, o mês mais comum para os clubes da principal competição inglesa despedirem os seus treinadores, mas estamos a meio da época e a amostra de jogos e resultados já é reveladora. É por isso que o The Athletic concentrou-se nas equipas que não estão a fazer um bom trabalho até agora e que podem beneficiar de uma mudança de treinador.

O Crystal Palace é uma dessas equipas. Um clube que normalmente se encontra no meio da tabela. Não tende a destacar-se, mas também não tende a cair na luta contra a despromoção. No entanto, nas últimas semanas tem vindo a cair bastante, estando atualmente na 14.ª posição e a apenas seis pontos dos lugares que conduzem ao Championship.

A classificação do Crystal Palace
A classificação do Crystal PalaceFlashscore

O principal problema é claro: marcar golos. Apenas o Burnley e o Sheffield United marcaram menos golos do que o Palace esta época, razão pela qual o ataque tem de ser melhorado rapidamente.

O segundo ponto mencionado pelo conceituado portal diz respeito à idade da equipa. Apesar de o clube investir fortemente na academia, o atual treinador Roy Hodgson prefere a experiência. Esta temporada, tem o quarto plantel mais velho da Premier League.

Assim, o Athletic tem-se esforçado por encontrar alguém que possa tirar o clube da mediocridade em condições financeiras difíceis, em que os Eagles não podem dispor de dezenas de milhões como outras equipas. Utilizando os modelos do Twenty First Group, foram identificados treinadores que pareciam ser candidatos adequados.

Modelo do Twenty First Group.
Modelo do Twenty First Group.Twenty First Group

No caso do Palace, o modelo aponta dois nomes de particular interesse. O primeiro é Jindřich Trpišovský, treinador do Slavia de Praga, atualmente em segundo lugar na FORTUNA:LIGA.

O meio de comunicação refere que os adeptos devem ter reparado no sucesso do Slavija na Liga Europa na presente época, vencendo o seu grupo à frente da Roma de José Mourinho, que chegou à final dessa competição em maio, e também que com Trpišovský ao leme veio a estabilidade e os troféus.

As vendas de Soucek e Coufal também ajudaram

Sob a sua liderança, o Slavia tem conseguido vender jogadores - aqui o portal destaca sobretudo Tomáš Souček, Vladimír Coufal e Abdallah Sima. Apesar de gerir um dos maiores orçamentos da liga, Trpišovský é um dos melhores treinadores no modelo do Twenty First Group para o desempenho relativo à massa salarial do clube.

Todos os dados possíveis foram combinados num único modelo e Trpišovský surgiu, de facto, como o melhor candidato. Juntamente com Jesse Marsch, foi classificado como "muito elevado", o que significa que seria uma boa opção para o clube. Recebeu a mesma classificação em termos de melhoria do ataque, aumento das receitas das vendas, jogar acima do orçamento e experiência ao mais alto nível.

Será que a Direção do clube vai reparar?