O cartaz exibido no Ibrox durante a vitória de quinta-feira sobre o Fenerbahçe dizia "Mantenham afastadas as ideologias estrangeiras - defendam a Europa".
O Rangers considerou as ações dos adeptos como "vergonhosas" e "embaraçosas", tendo também criticado o arremesso de objetos para o relvado e o uso continuado de pirotecnia durante o jogo.
Agora, a UEFA considerou que o encerramento parcial do estádio, suspenso, é um castigo adequado, estando o clube agora sujeito a um período probatório de dois anos, o que significa que o estádio será encerrado se o comportamento racista e/ou discriminatório se repetir.
O clube foi também multado por "conduta imprópria da equipa", pelo "bloqueio de passagens públicas" e também pelo "arremesso de objetos" durante o controverso jogo da Liga Europa.
O clube divulgou um longo comunicado sobre as sanções da UEFA e apelou aos adeptos para que não repetissem o comportamento que prejudicou profundamente o clube em vários aspetos.
"O clube foi condenado a suspender o encerramento da Bancada Copland caso se repita qualquer comportamento racista e/ou discriminatório nos próximos dois anos. Este castigo deve servir como um aviso severo e significativo para a pequena minoria de adeptos que desacreditam o nome do Rangers. A repetição de qualquer comportamento discriminatório (e isto inclui também o cantar de canções ilícitas) pode resultar no encerramento do famoso "Rangers end" da nossa casa durante um jogo da UEFA. Não só a reputação e as finanças do clube serão prejudicadas por este castigo, como também as hipóteses da equipa num jogo europeu potencialmente importante serão enormemente afectadas, enquanto milhares de adeptos inocentes não poderão assistir a um jogo importante", comunicou o Rangers.
"Em resposta à exibição da faixa racista e/ou discriminatória no jogo com o Fenerbahçe, o clube pode confirmar que está a emitir uma proibição vitalícia para os indivíduos responsáveis. Além disso, na sequência da utilização de material pirotécnico em Parkhead no jogo com o Old Firm, o clube confirma que os grupos responsáveis pela sua utilização serão diretamente afectados pela redução de 500 bilhetes, como sanção, na próxima vez que o clube participar na fase final da Premier Sports Cup em Hampden. O clube volta a sublinhar que uma futura utilização de pirotecnia em qualquer jogo da SPFL pode levar a uma redução adicional de 800 bilhetes num jogo da última fase da Premier Sports Cup", acrescentou o emblema escocês.
"O ativo mais forte deste clube de futebol é o nosso apoio e o clube sabe que a esmagadora maioria dos nossos adeptos ficará indignada com estes episódios e com as consequências que têm para o clube e os seus adeptos. Reiteramos o nosso apelo a todos os adeptos para que apoiem a equipa da forma correta e desafiem aqueles que procuram prejudicar ainda mais o bom nome do Rangers", pode ainda ler-se na mesma nota.