Mais

Ugarte dá esperança ao futuro do Manchester United

Ugarte impressionou no meio-campo do Manchester United
Ugarte impressionou no meio-campo do Manchester UnitedREUTERS / Phil Noble
A segundos do fim do jogo entre o Manchester United e o líder da Premier League, o Liverpool, Manuel Ugarte fez um fantástico passe para Bruno Fernandes, que causou furor em Anfield.

"A qualidade dele com a bola surpreendeu-me um pouco", disse o antigo internacional inglês Paul Scholes ao Premier League Productions. "Ele provavelmente fez melhor do que eu pensava que faria".

"Ele (o treinador do United, Ruben Amorim) disse antes que Ugarte fez um bom trabalho para ele no Sporting, como um jogador muito jovem também, então ele conhece o jogador. Este rapaz está a ganhar confiança. Achei que ocupou boas posições, ajudou na defesa, ajudou no ataque e achei que teve a compostura necessária para pegar na bola", sustentou.

Embora o empate tenha levado o United para o 13.º lugar na classificação, ainda mais perto da zona de despromoção do que dos lugares de qualificação para as competições europeias, a vitória foi sentida. O United jogou finalmente com a intensidade e o destemor que Amorim tem vindo a pedir desde que chegou, em meados de novembro.

Ugarte tem-se destacado sob o comando do treinador português e o jogo de domingo foi mais uma oportunidade para silenciar os críticos que foram implacáveis com os seus comentários nos primeiros jogos do United.

No domingo, Ugarte deu 58 toques na bola e teve 88% de precisão nos passes, enfrentando o meio-campo do Liverpool, formado por Alexis Mac Allister, Ryan Gravenberch e Curtis Jones.

Os números de Ugarte
Os números de UgarteFlashscore

Scholes considerou que a decisão de Amorim de colocar Ugarte e Kobbie Mainoo no meio-campo, depois de Casemiro e Christian Eriksen terem sido brutalmente expostos na derrota do United por 2-0 contra o Newcastle United, seis dias antes, mudou o jogo.

"O pessoal faz uma grande diferença, penso que o meio do campo é a zona mais importante do campo, e segunda-feira (contra o Newcastle) obviamente não estava bem. Sabíamos que tínhamos meia hipótese com Ugarte e Mainoo. O treinador já devia conhecer os seus jogadores. (O 11 inicial de domingo) tem de ser a sua melhor equipa", disse Scholes.

O United desloca-se a seguir ao Arsenal, num jogo da terceira ronda da Taça de Inglaterra. A mensagem que sobressaiu do empate de domingo foi a frustração pela ausência de intensidade nos jogos anteriores contra o Liverpool.

"Levo mais em conta esse desempenho do que a vitória contra o campeão (Manchester City)", disse Scholes. "Acho que agora é um plano, é assim que eles têm que seguir em frente, eles têm que seguir agora, esse é o padrão".