Unai Emery mantém humildade antes do duelo com o Arsenal: "Falar do título para mim não faz sentido"

Unai Emery, treinador do Aston Villa
Unai Emery, treinador do Aston VillaAlexander Canillas / Zuma Press / Profimedia

O treinador do Aston Villa, Unai Emery, falou à comunicação social enquanto prepara a equipa para defrontar o líder da Premier League, o Arsenal.

Siga o Arsenal - Aston Villa no Flashscore

O Arsenal lidera a Premier League, com dois pontos de vantagem sobre o Manchester City após 18 jornadas. Os Gunners venceram ainda nove dos últimos dez jogos em casa na Premier League, incluindo todos os últimos seis.

"Villa precisa de mostrar o seu valor"

O Aston Villa, por sua vez, soma oito vitórias consecutivas no principal escalão e conquistou quatro pontos nas duas últimas deslocações ao Emirates. Emery foi questionado, em primeiro lugar, sobre a possibilidade de vencer o líder da Liga, o que seria o desfecho perfeito para o ano.

"A oportunidade está na posição em que nos encontramos na tabela – na 19.ª jornada. Como podemos sentir-nos positivos, como podemos sentir confiança para jogar de forma inteligente e taticamente. Podemos jogar com confiança ao mais alto nível", afirmou o treinador.

"Claro que, depois do jogo com o Chelsea, fizemos tudo bem, mas há aspetos a melhorar. O nível do adversário é semelhante, talvez até em certos aspetos compitam ainda melhor, e este é o próximo passo que queremos dar para mostrar a nossa capacidade", acrescentou.

Villa pode sonhar com o título?

O Aston Villa venceu mais jogos (12) e somou mais pontos (36) do que qualquer outra equipa da Premier League antes deste confronto, numa perseguição ao título apesar do início de época menos conseguido.

Com a confiança em alta, Unai Emery foi questionado se os jogadores acreditam que podem conquistar o título.

Há dois anos, terminámos a primeira metade da época com 39 pontos. Agora, temos 39 pontos e estão a fazer-me a mesma pergunta. Há dois anos, também me perguntaram o mesmo. Tínhamos 39 pontos na 19.ª jornada e acabámos em quarto lugar, com acesso à Liga dos Campeões. Claro que foi fantástico, mas falar do título, para mim, não faz sentido. Agora, em dezembro, não faz sentido", explicou Emery.

"Obviamente, estamos motivados, mas, neste momento, o nosso foco está no jogo que queremos disputar amanhã. Há três pontos de diferença entre eles e nós, essa é a nossa motivação, mas se estivermos já a pensar no que acontece depois das 38 jornadas – então a vida passa e não estamos a desfrutar", acrescentou.

O que espera Emery do Arsenal?

No início deste mês, o Aston Villa venceu o Arsenal por 2-1 graças aos golos de Matty Cash e Emiliano Buendia. Emery foi finalmente questionado sobre o que espera desta vez, num duelo que promete ser intenso.

"Eles estão a competir ao mais alto nível do futebol. Impõem-se nos duelos individuais e nas bolas paradas. Claro que jogámos contra eles há três semanas e mostrámos a nossa capacidade de responder e competir, acabando por vencer, mas foi um jogo muito difícil. Precisámos de apresentar um desempenho melhor, tanto coletivamente como individualmente, e tivemos de mostrar a nossa mentalidade ao vencer no último minuto", afirmou.

"Amanhã será um jogo diferente porque vão jogar no Emirates e vão sentir-se mais fortes em casa, com o apoio dos seus adeptos. Agora é o nosso teste. Falámos do teste que tivemos em casa do Chelsea. Em 90 minutos precisámos de todos os jogadores e amanhã, com as nossas circunstâncias e jogadores indisponíveis, será o mesmo teste", concluiu Unai Emery.