Alexander-Arnold ficou ligado ao golo de Lisandro Martínez no empate de domingo (2-2) com o Manchester United, em Anfield, ficando muito aquém do seu nível habitual.
Após o jogo de domingo, Roy Keane, antigo capitão do United, criticou a exibição de Alexander-Arnold.
"Fala-se que ele vai para o Real Madrid - da forma como está a defender, vai para o Tranmere Rovers depois disto. Ele tem de fazer melhor", disse Keane à Sky Sports.
O antigo lateral-direito do United, Gary Neville, sugeriu que a especulação sobre o futuro de Alexander-Arnold poderia ter sido uma distração.
"A suposta oferta do Real Madrid é um mau momento para ele. Penso que isso o terá enervado. O Real Madrid é um clube muito poderoso. Há três razões para este desempenho: ele já jogou assim antes, fez um mau jogo ou a sua mente foi afetada por toda esta conversa. Achei que o passe e o jogo para a frente foram os piores que já vi", considerou.
O Liverpool ainda espera persuadir Alexander-Arnold a assinar um novo contrato, mas ele tem direito a sair numa transferência livre no final da época.
O defesa dos Reds, Van Dijk, que também fica sem contrato no final desta época, está confiante de que o seu colega de equipa conseguirá lidar com a situação potencialmente perturbadora, numa altura em que o Liverpool luta pelo tetracampeonato.
"Não tenho problemas com isso. O Trent tem a sua própria gente à sua volta, a sua família e nós também estamos lá. Ele quer atuar da melhor forma possível, tal como todos nós. É esse o objetivo principal. Na minha opinião, talvez lhe pergunte, essa é a distração... o jogo", disse Van Dijk.