Recorde as incidências da partida
Ngumoha tornou-se o mais jovem marcador de sempre do clube na sua estreia, depois de ter saído do banco para marcar aos 100 minutos, num frenético St. James' Park esta segunda-feira.
O Liverpool esteve a vencer por 0-2 contra 10 jogadores, graças aos golos de Ryan Gravenberch e Hugo Ekitike, em cada lado do cartão vermelho de Anthony Gordon.
O Newcastle esteve toda a noite motivado por um sentimento de raiva devido à perseguição do Liverpool ao seu principal avançado, Alexander Isak, que esteve ausente devido ao seu desejo de deixar o clube.
Apesar da desvantagem numérica, os Magpies reagiram com golos de Bruno Guimarães e William Osula.
Mas Ngumoha, que impressionou na pré-temporada pelos Reds, finalizou uma bela jogada do Liverpool já nos descontos e garantiu duas vitórias em dois jogos na defesa do título.
"É uma estreia de sonho para ele", disse Van Dijk.
"Estou muito contente pelo Rio, já lho disse, tudo começa agora, ele tem de continuar a trabalhar arduamente e manter-se humilde, mas tem mesmo de desfrutar disto porque estas noites não se podem dar como garantidas se estiveres na posição dele. Tenho a certeza de que, com os jogadores que temos, ele estará de volta aos treinos e a fazer uma sessão dura amanhã novamente", acrescentou o central neerlandês.
Van Dijk disse que o impasse entre os clubes sobre o futuro de Isak colocou "óleo no fogo" de uma atmosfera já tipicamente feroz em St. James' Park.
"Todos sabemos que é um sítio difícil de visitar. Sabemos que houve muito óleo na fogueira esta semana para deixar o Newcastle motivado", acrescentou o defesa.
"O que aconteceu esta noite era esperado e, para nós, a parte dececionante foi termos concedido dois lances de bola parada. Isso não deveria acontecer, mas, no geral, ótimos três pontos", congratulou-se Van Dijk.
A derrota deixa o Newcastle com apenas um ponto nos dois primeiros jogos e com um problema de ataque para resolver antes do fecho da janela, a menos que Isak possa ser convencido a regressar ao plantel de Eddie Howe.
"Acho que os jogadores tiveram um ótimo desempenho, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, de maneiras muito diferentes", disse Howe.
"Na primeira parte, achámos que dominámos o jogo. Estávamos em boa posição, só faltava o golo. Na segunda parte, tínhamos uma montanha para escalar, com 2-0 e 10 homens, mas penso que controlámos o jogo. Penso que estivemos muito bem e lutámos incrivelmente bem, mas não conseguimos ultrapassar a linha para conquistar um ponto", acrescentou o treinador do Newcastle.