Depois do momento alto das celebrações do título em Anfield, o Liverpool parecia de ressaca contra uma equipa do Chelsea que está a lutar por um lugar na Liga dos Campeões para a próxima época.
Os campeões receberam uma guarda de honra em Stamford Bridge depois de garantirem o seu 20º título da liga, o que Van Dijk diz que deve acontecer como um sinal de respeito.
"Claro que se trata de respeito e acho que é bem merecido, ainda faltam mais três. Todas as guardas de honra são grandes, é um sinal de respeito e é isso, penso eu. Acho que é assim que deve ser."
Van Dijk reiterou aos seus companheiros de equipa o custo que pode ter a descida de nível, mesmo que o título esteja assegurado e o segundo classificado Arsenal esteja mais preocupado com a Europa do que com o campeonato.
"Acho que a posse de bola foi bastante boa, mas quando não tínhamos a bola, a pressão não era grande e eles conseguiam encontrar as entrelinhas", disse Van Dijk à Sky Sports.: "Sofrer um golo tão cedo não é bom, mas se começarmos a jogar como queremos, podemos criar oportunidades. Houve oportunidades para marcarmos - no final, eles merecem a vitória. Isso é que é uma desilusão, pois viemos para cá para ganhar. Obviamente, tentámos, mas não foi muito bom... A forma como treinámos, a concentração que tivemos, todos estavam prontos para isso."
O Liverpool vai receber uma guarda de honra do Arsenal, do Brighton e do Crystal Palace nas próximas semanas, à medida que a época vai chegando ao fim e os adeptos se preparam para um enorme desfile pela cidade, que Van Dijk diz que vai ser ainda mais especial, depois de os adeptos terem ficado de fora devido às restrições impostas pela Covid da última vez que conquistaram o título.
"O desfile será ainda mais louco do que nunca e haverá ainda mais pessoas vindas de todo o mundo para estarem em Liverpool e estarem connosco. Encorajo todos os que apoiam o Liverpool em todo o mundo a virem celebrar o ano fantástico que tivemos na Premier League. Mas o dia ainda não chegou, ainda temos três jogos. Há muita coisa - como é que se diz? - Não vou dizer que estou a sonhar com a conquista do título, porque vai ser uma realidade, mas consigo imaginá-lo, e vai ser um dia muito emotivo. A minha família vai lá estar, a minha mãe, a minha mulher, os meus filhos e, até lá, temos de continuar a concentrar-nos nos jogos que temos pela frente e tentar ganhar os últimos três jogos que temos pela frente."