Mais

Van Dijk vê equipa focada na luta pelo título da Premier League: "Sinto que estamos preparados"

Van Dijk celebra triunfo sobre o Wolverhampton
Van Dijk celebra triunfo sobre o WolverhamptonPeter Byrne, PA Images / Alamy / Profimedia
O capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, insiste que os líderes da Premier League podem lidar com a pressão crescente da corrida pelo título.

A equipa de Arne Slot ficou sete pontos à frente do segundo classificado, o Arsenal, depois de ter sobrevivido a uma segunda parte desleixada para vencer o Wolves por 2-1 no domingo.

Depois de ter sofrido o golo do empate nos descontos contra o Everton, na quarta-feira, o Liverpool sentiu-se ansioso em Anfield, onde se esforçou por proteger a vantagem no final da partida contra o Wolves.

Van Dijk compreendeu a razão do nervosismo nas bancadas e o defesa-central neerlandês espera mais drama à medida que o Liverpool se aproxima do 20º título da Premier League.

"Somos todos seres humanos e compreendo perfeitamente que a ansiedade ou o nervosismo possam surgir. Já disse isso há semanas, só temos de apertar o cinto e aproveitar a viagem. Vai haver muitas voltas e reviravoltas", disse.

"Se não estivermos preparados para isso, serão uns meses difíceis, mas sinto que nós, como equipa, estamos preparados. Vamos dar tudo o que temos e veremos em 13 jogos se isso é suficiente", acrescentou.

O Liverpool pode aumentar a sua vantagem no topo da tabela para 10 pontos se vencer o Aston Villa na quarta-feira, mas Van Dijk tem experiência em ter uma vantagem de 10 pontos, embora numa fase anterior da época, e desperdiçar a oportunidade de vencer o campeonato.

Em janeiro de 2019, o Liverpool tinha uma vantagem semelhante sobre o Manchester City quando perdeu no Estádio Etihad, uma vez que a equipa de Pep Guardiola venceu 18 dos seus últimos 19 jogos, com os Reds a terminarem em segundo lugar por um ponto.

O Arsenal tem apenas 13 jogos para apanhar o Liverpool e Van Dijk acredita que o Liverpool conseguirá lidar com a ansiedade das tensas últimas semanas da época.

"Não sei o que os outros vão pensar, só posso dizer o que penso e o que digo aos rapazes para fazerem, porque já passei por toda esta situação e também já fiquei aquém por duas vezes", afirmou.

Liverpool lidera a Premier League
Liverpool lidera a Premier LeagueFlashscore

"Temos de nos concentrar em nós próprios e isso já é suficientemente difícil. Viram como o Wolves nos dificultou a vida e na quarta-feira vai ser novamente muito difícil. Se nos concentrarmos noutras coisas ou olharmos para os outros, o tiro vai sair pela culatra, por isso vamos continuar", afirmou.

"Alguns jogadores da nossa equipa podem ver outras equipas, mas isso não nos vai ajudar. Penso que foi também essa a mentalidade na época em que ganhámos (em 2020): continuámos, continuámos e encontrámos uma solução", concluiu.