Virgil van Dijk assume: "Estamos falhar com Arne Slot e connosco próprios"

Virgil van Dijk com Salah
Virgil van Dijk com SalahDARREN STAPLES / AFP

Virgil van Dijk disse que os jogadores do Liverpool estão a deixar o treinador Arne Slot mal, depois de a queda dos campeões da Premier League ter continuado com uma derrota caseira por 3-0 frente ao Nottingham Forest.

O Liverpool perdeu seis dos últimos sete jogos da Liga e caiu para a metade inferior da tabela, colocando Slot sob pressão após o clube ter investido quase 450 milhões de libras no mercado de transferências.

"Estamos claramente a falhar com Arne Slot, mas também estamos a falhar connosco próprios," afirmou Van Dijk: "Primeiro olhamos para nós mesmos e depois ajudamo-nos uns aos outros, ajudamo-nos a sair deste caos porque, neste momento, é mesmo um caos, é um facto. Como campeões, não podemos estar na situação em que estamos agora. O que vamos fazer em relação a isso? Vamos tentar dar a volta e é essa a mentalidade que todos devem ter."

Nenhuma das contratações milionárias do Liverpool neste verão conseguiu ainda ter um impacto positivo.

Alexander Isak, que custou um valor recorde de 125 milhões de euros no Reino Unido, ainda não marcou qualquer golo na Premier League pelos Reds e esteve irreconhecível em relação ao jogador que era no Newcastle durante uns ineficazes 68 minutos frente ao Forest.

No entanto, muitos dos campeões da época passada também atravessam uma quebra de forma, com o parceiro de Van Dijk no centro da defesa, Ibrahima Konaté, a ser igualmente substituído cedo por Slot após mais uma exibição fraca.

"O que quero é que todos assumam responsabilidade dentro de campo. Temos de o fazer para nos puxarmos uns aos outros, para nos tornarmos melhores," acrescentou Van Dijk: "Passámos por isto juntos e vencemos a Premier League, todos fizeram parte disso e estavam felizes, e quando atravessamos um momento difícil temos de permanecer unidos e não apontar o dedo. É preciso ter coragem, enfrentar as dificuldades e voltar a tentar, vez após vez, porque se alguém quiser desistir, então está no lugar errado, na minha opinião, porque este clube já passou por muitas adversidades ao longo dos anos e sempre conseguiu superar."

O registo do Liverpool na Liga dos Campeões tem sido bem melhor, com três vitórias em quatro jogos.

O regresso às competições europeias pode trazer algum alívio para os homens de Slot, quando o PSV Eindhoven visitar Anfield no próximo compromisso do Liverpool, na quarta-feira.