Mais

West Ham despede-se de Rice, a contratação mais cara da história da Premier League

Declan Rice despede-se do West Ham United
Declan Rice despede-se do West Ham United@WestHam
O West Ham United despediu-se da estrela Declan Rice na manhã deste sábado. A sua transferência para o Arsenal foi acordada e tornar-se-á a mais cara da história da Premier League. Os gunners vão pagar 120 milhões de euros pelo jogador.

A equipa de Mikel Arteta, um dos grandes animadores do verão, pagará 115 milhões de euros pelo capitão dos hammers, mais cinco milhões de euros em variáveis.

Declan Rice passou uma década na zona leste de Londres, onde sai como capitão depois de ter feito 245 jogos pela equipa principal, o último dos quais ajudou a conquistar a Liga Conferência em Praga.

O internacional inglês já teve ofertas significativas para deixar o West Ham no verão passado, mas o clube recusou, desde que surgisse uma proposta interessante, na época seguinte. A época atual.

E ao vencer a competição europeia, o dono do clube londrino cumpriu a promessa de o negociar. De todos os interessados, foi sempre o Arsenal que apresentou a proposta mais forte. Tanto que a obsessão de Arteta por ele levou os londrinos a pagarem o preço mais caro da história da Premier League.

Declan Rice, da academia a campeão da Liga Conferência
Declan Rice, da academia a campeão da Liga Conferência@WestHam

"Não o queríamos vender"

"Gostaria de deixar claro aos nossos adeptos que não queríamos vender o Declan. Queríamos construir a nossa equipa em torno dele e fizemos uma série de ofertas de contratos a longo prazo para garantir o seu futuro. No entanto, uma vez que Declan deixou claro que desejava seguir em frente e procurar um novo desafio, o clube sentiu que não seria correto colocar-se no seu caminho, agindo no melhor interesse do West Ham United", disse David Sullivan, copresidente, na despedida.

Rice: "O clube e os adeptos estarão sempre no meu coração"

Entretanto, o próprio Declan Rice enviou uma mensagem a toda a gente do West Ham. "Quero que saibam como foi difícil para mim tomar a decisão de deixar um ambiente que tanto amei e apreciei. Mas, em última análise, a única coisa que me move é a minha ambição de jogar ao mais alto nível".

"Jogar pela primeira vez na equipa adversária do West Ham será uma experiência invulgar. Ainda não sei exatamente como me vou sentir, mas também sei que todos vão entender e respeitar que a minha lealdade profissional agora tem que ser com o meu novo clube. Vou dar sempre 100% de cada vez que vestir a camisola, porque foi assim que fui educado no West Ham, e tenho a certeza de que eles não esperam outra coisa".

"No entanto, isso não significa que o meu amor e respeito por todos vós tenha diminuído de forma alguma. Este clube e os seus adeptos estarão sempre no meu coração e serão sempre uma parte de quem eu sou. O que partilhámos em Praga e as celebrações que se seguiram em Upton Park e Stratford no dia seguinte, nunca, jamais, esquecerei. O primeiro grande troféu da minha carreira significa muito para mim", finalizou.