O ex-jogador do Slavia ganhou nome durante a sua passagem pela Premier League. Para muitos especialistas, é uma figura-chave para os Hammers, mas na época passada o experiente médio esteve por vezes ausente da equipa titular. E quando o treinador também o deixou de fora do jogo de abertura desta temporada na Premier League, só alimentou o debate sobre se Soucek acabaria por encontrar um novo clube.
Tudo isto foi agravado pelo facto de o West Ham ter começado a época de forma miserável. Duas derrotas e um péssimo registo de 1-8 significam uma coisa. Os Hammers estão perto do fundo da tabela, o que é muito dececionante. Foi nesta altura que o Everton tentou a sua sorte e, segundo o jornalista Jacob Steinberg, do Guardian, fez uma proposta por Soucek. O clube de Liverpool é dirigido por David Moyes, sob cuja orientação Soucek prosperou nos Hammers. É evidente que o treinador não se opõe à continuação da colaboração.
No entanto, pelo menos neste momento, os azuis de Liverpool estão a encontrar entraves para a contratação de Soucek. Uma primeira oferta do Everton por Tomas Soucek foi rejeitada.
O West Ham continua na senda dos checos, com Vladimir Coufal a deixar o clube no verão, depois de o seu contrato ter expirado, e a rumar ao Hoffenheim, da Bundesliga.