Mais

Yaya Touré revela que esteve próximo de assinar pelo Arsenal

Yaya Touré acabou por jogar no Manchester City
Yaya Touré acabou por jogar no Manchester CityAFP
Yaya Touré, antiga estrela do Manchester City, revelou que esteve muito perto de assinar pelo Arsenal antes de um problema burocrático o ter impedido.

Yaya estava ansioso por se juntar ao seu irmão Kolo no Arsenal, que já tinha assegurado o contrato no ano anterior, após um teste bem sucedido. O ex-técnico Arsène Wenger havia feito um teste de seis meses com Toure em 2003 e impressionou o treinador francês antes de surgirem os problemas.

As negociações foram interrompidas porque Touré não tinha passaporte europeu, necessário para jogar em Inglaterra. O médio passou pelo Metalurg Donetsk, da Ucrânia, pelo Olympiacos e pelo Mónaco, antes de se transferir para o Barcelona em 2007. O jogador falou sobre a proximidade da transferência para o norte de Londres, no que poderia ter sido um meio-campo poderoso ao lado do lendário jogador Patrick Vieira.

"Acho que o problema foi a papelada, porque naquela altura, quando me lembro, era... Tens de jogar 75% dos jogos na seleção nacional se não tiveres o passaporte, passaporte europeu, ou tens de ter um passaporte europeu para jogar em Inglaterra e foi esse o caminho", explicou Ferdinand sobre a razão pela qual Wenger não garantiu a sua contratação: "Arsène estava disposto a deixar-me regressar à Bélgica para continuar, penso eu, mais um ano ou dois anos para obter o passaporte belga, porque nessa altura eu não jogava na seleção nacional".

O jogador exprimiu a sua frustração com o fracasso da transferência, uma vez que concordou em mudar-se para a Ucrânia antes de, mais tarde, regressar à Premier League, onde se tornou uma lenda do Manchester City.

"Na minha cabeça, pensei: está na altura de ir para o estrangeiro, de me testar e de tentar algo diferente", explicou: "E foi nesse período que fui vendido para a Ucrânia. Foi aí que comecei a ficar um pouco frustrado porque, para mim, foi um fracasso porque não consegui, mas no final foi muito difícil porque a minha cabeça estava dividida. Eu não queria obter um passaporte. Para conseguir o passaporte, eu também queria poder jogar pela minha seleção".

Os últimos anos de Yaya Touré
Os últimos anos de Yaya TouréFlashscore