O internacional congolês de 28 anos insistiu que tinha manifestado o seu desejo de sair "no início deste verão" à direção e ao novo treinador do clube, que teria aberto a porta no caso de "uma oferta razoável", resumiu.
No entanto, "penso que o clube está a colocar obstáculos indevidos no meu caminho, apesar de uma série de ofertas justas ao longo do verão", escreveu o antigo jogador do Lorient, que se juntou ao Brentford em 2021.
Em quatro épocas, marcou 49 golos em 149 jogos. Os "Bees" do oeste de Londres terminaram em décimo lugar na Premier League na época passada, impulsionados pela dupla de ataque Wissa e Bryan Mbeumo, que saiu no verão para o Manchester United. O clube também perdeu o treinador Thomas Frank (Tottenham) e o capitão Christian Nørgaard (Arsenal) neste mercado.
O avançado-centro ou extremo nascido em Villeneuve-Saint-George (Val de Marne), que ainda tem um ano de contrato, insiste que o Brentford "recebeu uma proposta formal de outro clube da Premier League", nomeadamente o Newcastle, segundo a imprensa britânica.
"Agora que o mercado de transferências está a fechar, o clube mudou consideravelmente a sua posição, contrariando o que foi comunicado. Isto deixou-me numa posição difícil e frustrante", afirmou Wissa, que não joga desde o início da época, para justificar a sua declaração.
Aos 28 anos, "tenho que fazer o que acho certo para a minha carreira e para a minha família, e insisto que o Brentford honre a sua palavra e me deixe ir para um novo clube a um preço justo".
A eventual transferência de Wissa para o Newcastle poderá permitir aos Magpies pôr fim ao drama de Alexander Isak, que está atualmente a fazer pressão para se juntar ao Liverpool. Com um segundo avançado, depois da chegada do alemão Nick Woltemade, no sábado, os Magpies poderiam deixar o sueco ir para os Reds, segundo a imprensa desportiva.
A janela de transferências de verão fecha na segunda-feira à noite em Inglaterra.