Mais

Zola impressionado com o impacto de Maresca no Chelsea

Gianfranco Zola é um antigo jogador do Chelsea
Gianfranco Zola é um antigo jogador do ChelseaReuters / David Klein

O Chelsea está a seguir o caminho certo sob o comando do treinador italiano Enzo Maresca disse na quarta-feira Gianfranco Zola, antigo grande ídolo do clube, numa altura em que a equipa está em quarto lugar na classificação da Premier League após sete jogos.

Zola, que jogou no Chelsea entre 1996 e 2003 e ganhou duas Taças de Inglaterra, uma Taça da Liga e uma Taça dos Vencedores das Taças, apoiou o seu compatriota para se sair bem em Stamford Bridge, mas disse que a conquista de troféus será mais difícil do que nunca.

"Ele está sob pressão (para ganhar troféus)", disse Zola, rindo, aos jornalistas na The Summit, parte da Leaders Week London: "Os tempos são outros, porque no passado os seus antecessores tinham grandes equipas. Ele (Maresca) também tem uma boa equipa, uma equipa muito boa, mas é muito jovem e precisa de evoluir. Até agora, está a ir muito bem e desejo-lhe sinceramente que consiga fazer o mesmo. Vai ter uma tarefa difícil por causa da concorrência em Inglaterra, que toda a gente sabe que é muito forte. Mas, mais uma vez, gosto do que ele está a fazer e tem uma oportunidade."

Enzo Maresca, treinador do Chelsea, com Marc Cucurella e Mykhailo Mudryk
Enzo Maresca, treinador do Chelsea, com Marc Cucurella e Mykhailo MudrykAction Images via Reuters / Andrew Couldridge

Maresca é o sétimo treinador italiano na história do Chelsea e Zola continua a ser um dos jogadores mais populares que alguma vez pisou o relvado de Stamford Bridge. No entanto, tem havido um período de agitação e turbulência no Chelsea desde que o consórcio Todd Boehly-Clearlake adquiriu o clube em 2022 do antigo proprietário Roman Abramovich.

Já houve cinco treinadores na nova era, enquanto mais de 30 jogadores assinaram com o clube numa base permanente durante esse período. Zola, no entanto, disse que vê as coisas a comporem-se sob o comando de Maresca, que chegou do Leicester City no final da época.

"Vejo uma estrutura a funcionar. A equipa está a trabalhar em algo que é bom. Agrada-me. Como treinador, vejo algo no relvado. Agora há muito trabalho (para fazer) porque, obviamente, o nível de competição é bastante elevado", frisou.

O Chelsea, que não perde no campeonato desde a derrota para o Manchester City na jornada inaugural, defronta o Liverpool fora de casa no domingo.