Colômbia: Junior de Barranquilla sagra-se campeão do torneio Clausura (0-1)

Junior de Barranquilla celebra o título de campeão na Colômbia
Junior de Barranquilla celebra o título de campeão na ColômbiaAgencia Unido360 / EPA / Profimedia

O Junior de Barranquilla conquistou o título do Torneio Clausura do futebol colombiano, depois de vencer fora de casa, por 1-0, o Deportes Tolima, no jogo da segunda mão da final.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O Tiburón, orientado por Alfredo Arias, já tinha goleado por 3-0 no encontro da primeira mão, disputado na sexta-feira, em Barranquilla.

O Junior alcançou assim o seu 11.º título da liga colombiana e, além disso, garantiu a presença na fase de grupos da Taça Libertadores de 2026.

“Temos de dedicar este feito a todo o grupo, a todos os que trabalharam neste semestre para esta grande conquista (...). Hoje sentimos uma enorme satisfação por termos alcançado esta 11.ª estrela”, afirmou, emocionado, o médio Didier Moreno.

O Deportes Tolima recebeu o Junior no seu estádio, em Ibagué, mas não conseguiu inverter a goleada sofrida na primeira mão, apesar de a equipa visitante ter ficado reduzida a dez jogadores aos 41 minutos, devido à expulsão de Guillermo Paiva.

O extremo José Enamorado destacou-se como a grande figura do Tiburón, ao apontar o golo da vitória aos 17 minutos.

“Vencer esta final com a equipa do meu coração... penso que isso não tem preço. Quero dedicar este triunfo e esta medalha à minha família, à minha esposa e à minha filha”, afirmou, orgulhoso, Enamorado.

Com jogadores experientes como o avançado Teófilo Gutiérrez, que entrou para o lugar de Enamorado pouco depois da hora de jogo, o Junior coroa um campeonato de destaque, no qual eliminou, nos quadrangulares das meias-finais, equipas históricas como o Atlético Nacional, o América de Cali e o Independiente Medellín.

Bacca ausente em toda a competição

O treinador Alfredo Arias, reconhecido pelo seu estilo de jogo arrojado, conseguiu finalmente sagrar-se campeão na Colômbia, após várias tentativas falhadas noutros clubes.

Antes, já havia conquistado títulos no futebol do seu país com o Montevideo Wanderers e o Peñarol, e, no Equador, com o Emelec.

Embora no passado o Junior tenha tido capacidade financeira para contratar várias estrelas, desta vez ergueu o troféu com um plantel menos mediático, em que o ex-internacional colombiano Teófilo Gutiérrez, antigo jogador do Sporting, foi suplente, aos 40 anos.

Outro internacional, Carlos Bacca, de 39 anos, também integra o plantel, mas falhou toda a competição devido a lesão.

O Junior e o Independiente Santa Fe, campeão do Torneio Apertura, vão representar a Colômbia na fase de grupos da Taça Libertadores de 2026.

O Independiente Medellín e o Deportes Tolima terão de disputar as fases preliminares da mesma competição.

Para a Taça Sul-Americana de 2026 qualificaram-se o Atlético Nacional, os Millonarios, o América de Cali e o Bucaramanga.